Programação de sábado

Margareth Menezes anima o primeiro dia do Carnaval de Fortaleza

A avenida de Domingos Olímpio também recebe uma programação do carnaval e recebe os Maracatus neste sábado (10), a partir de 18h40

10:02 · 10.02.2018 / atualizado às 10:05
Margareth Menezes
Margareth Menezes se apresenta neste sábado (10), no Aterro da Praia de Iracema. ( Foto: Reprodução )

Neste sábado (10), oficialmente começa o carnaval de Fortaleza com atrações locais e nacionais e diversos locais da capital cearense. A programação apoiada pela Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) é aberta ao público e gratuita.

No Aterrinho da Praia de Iracema, o público pode conferir, hoje (10), a partir de 17h, o Bloco Geração Coca Cola, o Bloco das Travestidas e, fechando a noite, a cantora baiana Margareth Menezes.

A cantora baiana tem uma carreira consagrada em uma trajetória de 30 anos. Margareth Menezes percorre o Brasil com o show Afropop, que reúne no repertório os seus principais sucessos. O ponto de partida é a música Faraó, gravada em 1987. Sucesso como tema do Carnaval do Olodum, a música foi a principal faixa do primeiro disco, que vendeu mais de 100 mil cópias. 

Além de Faraó, Afropop traz músicas de seu repertório e de outros artistas, entre elas Elegibô, Dandalunda, Toté de Maianga, Mama África, Árvore e I Miss Her. Músicas que marcaram estes seus 30 anos de carreira

Além do Aterrinho, Domingos Olímpio, Mercado dos Pinhões, Mercado da Aerolândia, Mocinha, Passeio Público, Mercado dos Peixes, Mercado Joaquim Távora, Benfica e Cidade 2000 recebem o Ciclo Carnavalesco 2018.

LEIA MAIS

> Carnaval: meu estandarte, minha bandeira

Carnaval na cidade

Na Domingos Olímpio, os Maracatus desfilam a partir de 18h40, com a apresentação de oito agremiações, entre elas estão os Maracatus Kizomba, Axé de Oxóssi, Nação Palmares, Rei Zumbi, Nação Pindoba, Filhos de Iemanjá, Az de Ouro e Solar.

No Mercado dos Pinhões, a folia começa às 16h, com o bloco As Damas Cortejam. A atração Tarcísio Sardinha e Banda continua sendo o principal destaque do Carnaval do Mercado da Aerolândia, com programação agendada para as 17h.

O Bloco Num Ispaia Sinão Ienche anima a tradicional festa carnavalesca da Mocinha, entre 18h e 22h. O Mercado dos Peixes e o Mercado Joaquim Távora recebem marchinhas de Carnaval, a partir das 17h, com a Charanga Os Foliões da Serra e a Charanga Frevo Folia, respectivamente.

No Benfica, a programação começa mais cedo, às 9h, com Banda Pacote de Biscoito para a criançada, Raízes do Griô, Alexandra Eloi e retornando para o Benfica, o Bloco Luxo da Aldeia.O Passeio Público também recebe uma programação voltada para o público infantil, a partr das 9h, com a Banda Só Alegria.

Trânsito

Para facilitar o transporte nos dias de Carnaval, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) reservou 20 veículos para a área do Aterrinho, das 19h às 2h. Já para a Av. Domingos Olímpio, a frota será reforçada em 16 veículos reservas, das 20h às 4h, entre os dias 10 a 13 de fevereiro. A região da Praia de Iracema é suprida de 25 linhas, já a Av. Domingos Olímpio conta com 63 linhas que atendem a região, portanto, os foliões devem utilizar as linhas de ônibus regulares.

A Guarda Municipal atua no Carnaval de Fortaleza de 2018 com um suporte de 488 agentes. De acordo com o plano operacional, uma média de 50 guardas prestarão serviços distribuídos nos dez principais pontos, durante os quatro dias da folia. Destaque para maiores contingentes em locais tradicionais, como Avenida Domingos Olímpio, Aterrinho da Praia de Iracema, Mercado dos Pinhões e Mocinha.

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), disciplina o trânsito nos principais polos que sediarão a folia na cidade. Um efetivo diário de 172 agentes do órgão, bem como orientadores de tráfego do Via Livre, trabalharão, entre os dias 10 e 13 de fevereiro, para garantir a segurança e a boa circulação de veículos e pedestres.

Durante todos os dias de carnaval, a partir de 15h, o acesso ao Aterrinho da Praia de Iracema será bloqueado para veículos. A interdição na Av. Beira-Mar compreende o trecho entre as ruas Ildefonso Albano e Arariús. O Largo da Dona Mocinha também conta com um bloqueio viário na Rua João Cordeiro, desde a Rua Tenente Benévolo até a Av. Beira-Mar, a partir do mesmo horário.

Na Av. Domingos Olímpio, sede do tradicional desfile de Maracatu, o órgão promove a interdição da via, a partir de 15h, entre as avenidas da Universidade e Aguanambi. A opção de desvio para quem trafega no sentido leste/oeste é utilizar a Rua Antônio Pompeu. Já o condutor que circula no sentido contrário, oeste/leste, segue na Av. da Universidade e Rua Meton de Alencar em direção à Aldeota.

No Mercado dos Pinhões, seis agentes atuam diariamente, efetuando o bloqueio da Praça Visconde de Pelotas, entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli. Já no Benfica, o acesso à Praça da Gentilândia fica interditado nos cruzamentos das vias Waldery Uchôa com Treze de Maio e Paulino Nogueira com Marechal Deodoro.

Postos Médicos

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) instala, no período do Carnaval, dois Postos Médicos Avançados (PMA), localizados na Avenida Domingos Olímpio e Aterrinho da Praia de Iracema, com salas de observação, de procedimentos e estabilização. Coordenado pelo Samu, os PMA disponibilizam atendimento às urgências e emergências médicas, com equipe composta de médico, enfermeiro e técnico de enfermagem. 

Para dar suporte às ações de prevenção realizadas pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) disponibiliza a “Topic Prevenção na Folia” que promoverá durante o carnaval ações educativas de combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)/Aids, com a distribuição de preservativos e materiais informativos. Os foliões serão abordados e orientados para os cuidados que devem ter com as IST e a prática do sexo seguro.

As ações serão desenvolvidos na Rodoviária Engenheiro João Tomé, no dia 10 de fevereiro, das 8 às 14 horas. Também serão desenvolvidas atividades, nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro, na Avenida Domingos Olímpio, das 16 às 20 horas, e no Aterrinho da Praia de Iracema, das 17 às 21 horas.

Direitos de crianças e adolescentes

Durante o Ciclo Carnavalesco, a Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci) promove ações de enfrentamento às violações de direitos de crianças e adolescentes nos polos da Cidade. As intervenções ocorrem de forma articulada com a Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS) com apoio dos programas Ponte de Encontro, Rede Aquarela e Adolescente Cidadão.

Para denunciar qualquer tipo de violação dos direitos de crianças e adolescentes é importante notificar o Plantão do Conselho Tutelar de Fortaleza, pelos telefones 3238-1828 ou 98970-5479, ou ligar para o Disque 100.

Programação

Aterrinho da Praia de Iracema

Sábado (10/02): Bloco Geração Coca Cola / Bloco das Travestidas / Margareth Menezes

Horário: A partir de 17h

Endereço: Aterrinho da Praia de Iracema

Mercado dos Pinhões

Sábado (10/02): Bloco As Damas Cortejam

Horário: 16h a 19h

Endereço: Praça Visconde de Pelotas, S/N, Centro

Mercado da Aerolândia

Sábado (10/02): Tarcísio Sardinha e Banda

Horário: 17h a 20h

Endereço: BR-116, 5431, Aerolândia

Mocinha

Sábado (10/02): Bloco Num Ispaia Sinão Ienche

Horário: 18h a 22h

Local: Bar da Mocinha

Endereço: Rua Padre Climério, 140 – Meireles

Benfica

Sábado (10/02):

09h: Banda Pacote de Biscoito

11h: Raízes do Griô

13h: Alexandra Eloi

15h: Luxo da Aldeia

Local: Praça João Gentil

Endereço: Avenida Treze de Maio, S/N – Benfica.

Passeio Público

Sábado (10/02): Banda Só Alegria

Horário: 9h a 11h

Endereço: Rua Dr. João Moreira, s/n, ao lado da Santa Casa de Misericórdia – Centro.

Mercado Joaquim Távora

Sábado (10/02): Charanga Frevo Folia

Horário: 17h a 19h

Endereço: Av. Pontes Vieira, Joaquim Távora.

Mercado dos Peixes

Sábado (10/02): Charanga Os Foliões da Serra

Horário: 17h a 19h

Endereço: Av. Beira Mar, 3479, Meireles.

Domingos Olímpio

Sábado (10/02)

18h40: Maracatu Kizomba

19h20: Maracatu Axé de Oxóssi

20h: Maracatu Nação Palmares

20h40: Maracatu Rei Zumbi

21h20: Maracatu Nação Pindoba

22h: Maracatu Filhos de Iemanjá

22h40: Maracatu Az de Ouro

23h20: Maracatu Solar

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.