Trânsito

Fortaleza vence prêmio internacional de mobilidade urbana

Capital foi agraciada pelo Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento por desenvolver projetos inovadores com base na priorização de pedestres, ciclistas e usuários do transporte coletivo.

17:35 · 28.06.2018 / atualizado às 18:31
ônibus
Implantação de corredores exclusivos para coletivos estão entre ações de destaque. ( Foto: Fabiane de Paula )

Fortaleza foi escolhida, nesta quinta-feira (28), cidade vencedora do Sustainable Transport Awards, prêmio concedido pelo Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento a localidades com projetos inovadores de mobilidade urbana. O anúncio ocorreu durante o Congresso Mobilize, evento realizado em Tanzânia, na África, que reuniu especialistas mundiais com o objetivo de discutir soluções para o trânsito. 

De acordo com a organização do prêmio, a Capital cearense foi agraciada em virtude dos projetos desenvolvidos nos últimos anos, que têm por base intervenções de baixo custo e a priorização de pedestres, ciclistas e usuários de transporte público

Dentre as ações que contribuíram para o prêmio, o prefeito Roberto Cláudio cita a implantação do Bilhete Único, a criação de corredores exclusivos para coletivos e o incentivo ao uso de novos modais, como a bicicleta. 

"É motivo de muita felicidade para a cidade esse reconhecimento. Foi uma aposta que fizemos na prmeira gestão e que tem tido continuidade na segunda, por entender que havia demanda para qualiificar as políticas de trânsito e transporte público", destacou o gestor. 

Além de Fortaleza, a cidade de Buncheon, na Coreia do Sul, receberá menção honrosa do Instituto. As homenagens acontecerão em cerimônias especiais de premiação na cidade de Washington, nos Estados Unidos, em janeiro do próximo ano. 

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.