Influenza

Fortaleza vacina 45% da meta municipal e promove dia "D" de imunização neste sábado (12)

Fortaleza é a segunda Capital do País com o melhor percentual de vacinação contra a Influenza

Foto: divulgação
16:27 · 10.05.2018 / atualizado às 19:38

Antes mesmo do dia "D" de imunização contra a Influenza, a Prefeitura de Fortaleza já conseguiu vacinar mais de 283 mil pessoas, até o dia 9 de maio, representando 45% da meta municipal. O dia "D" de vacinação acontece neste sábado (12), das 8h às 16h30, em todos os 110 postos de saúde da cidade e também em mini postos em pontos estratégicos.

>>Confira o endereço dos postos de saúde que vão abrir para vacinar contra H1N1 

Considerando o grupo prioritário, a maior cobertura está entre os professores (72,4%), seguido de trabalhadores de saúde (60,23%), puérperas (46,67%), idosos (44,12%), além de crianças (37,38%) e gestantes (36,46%), de acordo com o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde (Datasus). Fortaleza é a segunda Capital do País com o melhor percentual de vacinação contra a Influenza, que abrange o tipo H1N1, H3N2 e a H1N1 tipo B

A meta de vacinação da Capital cearense é imunizar 90% do público alvo, representando cerca de 630 mil pessoas.

O prazo para vacinação do grupo prioritário é até o fim de junho deste ano, conforme o Ministério da Saúde estipulou. Mas a data pode ser prorrogada, caso a meta não tenha sido alcançada. A Secretaria de Saúde de Fortaleza esclarece, no entanto, que quem decide sobre a continuação da campanha é o próprio Governo Federal.h1n1

 

Estão no grupo prioritário da vacinação, inclusive a que acontecerá neste sábado (12): 

- Pessoas com 60 anos ou mais; 

- Crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias); 

- Gestantes; 

- Puérperas (até 45 dias após o parto); 

- Trabalhadores da Área de Saúde que atuam no enfrentamento às influenzas; 

- Professores das escolas públicas e privadas (mediante comprovação profissional); 

- Grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (estes deverão apresentar uma receita, recente, de medicação que comprove a situação clínica, ou receita médica).

Estado

O dia D de imunização contra a Influenza também acontecerá em todo o Estado do Ceará, já que a campanha é nacional. Em Fortaleza, o Centro de Saúde Meireles (Av. Antônio Justa, 3113) funcionará de 8h às 17h. Os postos de saúde dos municípios do Interior também estarão aberto neste sábado (12), vacinando no mesmo horário. 

A Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa) informa que serão 2.388 postos fixos e 1.110 postos volantes de vacinação garantindo a imunização da população no grupo de risco.  

Subiu para 21 o número de óbitos em decorrência de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causada pelo vírus H1N1 no Ceará. O número, divulgado nesta sexta-feira (4) pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) por meio de boletim epidemiológico, foi atualizado na última quinta-feira (3) e é 91% superior ao último levantamento — que contabilizou 11 mortes.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.