Praia de Iracema

Foliões tem Pré-Carnaval tranquilo no Largo Luis Assunção

Evento, que contou com ensaio aberto do Afoxé Acabaca, não teve ocorrências registradas pela Polícia

Cerca de 12 policiais faziam a segurança no aterro da Praia de Iracema. ( Foto: Kid Junior )
21:18 · 14.01.2018

O público que foi ao Largo Luís Assunção, próximo ao Centro Cultural Belchior, para acompanhar o Pré-Carnaval da Prefeitura Municipal de Fortaleza, viu muita tranquilidade e um ambiente seguro, conseguindo aproveitar a música e dançar ao som das marchinhas tocadas pelos blocos que se apresentaram na noite deste domingo (14).

Parte da programação do primeiro final de semana de eventos de Pré-Carnaval da Prefeitura, os shows no Largo Luis Assunção contaram com apresentação do Afoxé Acabaca, que fez um ensaio aberto; do Bloco Pra Quem Gosta é Bom; da Caravana Cultural Tambores Carnavalescos; e da Banda Filosofia Inverso. O tradicional Bloco do Prazer encerrou a noite, que teve atividades das 16h às 22h.

A estudante Antônia Mendes, que é de Camocim e veio pela primeira vez ao Pré-Carnaval da Capital cearense, se surpreendeu com a estrutura montada para receber os foliões neste domingo. Segundo ela, o planejamento das festas proporcionam uma experiência única no Estado neste o começo de ano.

"Eu achei ótimo, a estrutura aqui. Esse é o primeiro evento que venho aqui em Fortaleza, porque me mudei recentemente de Camocim, mas já estou pensando em vir no próximo sábado. O interessante é que não tem isso em outras cidades", disse Antônia. 

Segundo Norma Paula, coordenadora de Ação Cultural da Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (Secultfor), a avaliação do Pré-Carnaval é muito positiva. De acordo com ela, a população realmente abraçou os eventos e está comparecendo de forma satisfatória, até um pouco acima da expectativa inicial do órgão. 

"Todos os polos estão super bem frequentados. Ontem (sábado), por exemplo, a recepção foi bem maior do que o esperado, com o bloco das Travestidas realmente 'lacrando', como elas falam. O que a gente tem percebido é que não temos tido ocorrência de violência, então está muito bom e muito tranquilo", disse a coordenadora. 

Norma ainda comentou que a Secultfor tem recebido muitos elogios por conta da programação do evento. Outro ponto comentado pela representante da organização do Pré-Carnaval de Fortaleza foi o apoio dado pelos outros órgãos da Prefeitura, como a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), para dar tranquilidade e facilitar o acesso da população.

Segurança

Ao todo, cerca de 12 oficiais da Polícia Militar faziam a ronda na Praia de Iracema. Espalhados pelo aterro, os agentes relataram muita tranquilidade no local, sem nenhuma ocorrência durante o tempo das apresentações. 

O evento ainda recebeu apoio de um destacamento da Guarda Municipal. Oito guardas, de bicicleta, passaram pelo Largo Luis Assunção e circularam pelo local para observar o movimento.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.