Unifor

Feira tecnológica reúne projetos inovadores elaborados por alunos

Aberto ao público, o “Dia T” ocorre dia 9 de junho, no Ginásio Poliesportivo da Unifor.

15:22 · 08.06.2018
unifor
A mostra tecnológica chega a sua 7ª edição apresentando projetos que englobam tecnologia, sustentabilidade e transdisciplinaridade. ( Foto: Ares Soares )
No próximo dia 9 de junho (sábado), o Centro de Ciências Tecnológicas da Universidade de Fortaleza (Unifor) promove o Dia T. O evento reúne estudantes, professores, representantes de empresas da área de Tecnologia e público em geral para apresentações de trabalhos inovadores desenvolvidos pelos alunos do CCT ao longo do semestre.
 
A mostra tecnológica chega a sua 7ª edição apresentando projetos que englobam tecnologia, sustentabilidade e transdisciplinaridade. Dessa forma, alia teoria e prática a fim de promover um momento de integração entre todos os cursos do CCT e busca também oportunizar o conhecimento, bem como dar visibilidade externa, reunindo cerca de 2.500 pessoas a cada edição.
 
Outro objetivo do Dia T é identificar as várias possibilidades dos cursos tecnológicos, assim como despertar interesse dos estudantes de Ensino Médio e mostrar a evolução dos cursos do CCT, que incluem Engenharias, Ciências da Computação, Arquitetura e Urbanismo e a graduação tecnológica de Construção de Edifícios.
Entre os protótipos apresentados estará o projeto desenvolvido pelos alunos de Engenharia de Produção, que cursam a disciplina de Engenharia do Produto. Durante o semestre 2018.1, orientados pelo Professor Adones d’Oliveira, eles desenvolveram uma cadeira adequada ao perfil antropométrico do indivíduo nascido em Fortaleza.
 
A necessidade surgiu após perceberem, por meio de pesquisas e estudos, a dificuldade de encontrar cadeiras realmente adequadas para o uso, por isso, foram feitos adaptações em cadeiras escolares, de escritório, para refeições, destinadas à sala de vídeos e também para deficientes físicos. “Nesse projeto temos alunos do curso de Engenharia de Controle e Automação também, o que agregou a produção dos projetos. Agora eles estão desenvolvendo um dispositivo que poderá ser acoplado a qualquer cadeira de rodas, até as mais simples, permitindo a motorização das cadeiras. O próprio usuário da cadeira facilmente poderá fazer o acoplamento na parte dianteira da cadeira que se transformará em um triciclo”, destaca o professor do curso de Engenharia de Produção, Adones d'Oliveira.
 
Entre os trabalhos que serão expostos na Feira, estão os objetos de alunos que utilizaram a teoria da Arquitetura desconstrutivista, linha de produção arquitetônica pós-moderna caracterizada pela fragmentaçã e pelo processo de desenho não linear.
 
De acordo com Clarissa Ribeiro, professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifor, a apresentação dos projetos é um momento em que os alunos têm contato com a opinião do público de forma mais aberta. “É diferente de você estar somente em sala de aula. No Dia T acontecem várias simulações de situações reais onde tem um público que vai avaliar vários projetos de diversos cursos. Isso ajuda na percepção dos alunos de como é o mundo de modo geral e quais as suas necessidades”, destaca.
 
Alguns dos projetos que serão apresentados
Engenharia Civil
Desafio Geotec - Estabilidade e Taludo
Ponte de Macarrão - Ganha a ponte que suportar maior peso
 
Engenharia Elétrica
Projeto Tecnova
 
Engenharia de Computação
Boné com detector de obstáculos para cego
Lixeira inteligente
Sistema de câmbio automático
Sistema de irrigação inteligente
Sistema automatizado de alimentação canina
Sistema de Automação Residencial
Impressora 3D
 
Engenharia Ambiental
Competição de Protótipos com objetivo de a técnica de biomimética para coletor de água da chuva
Fabricação de objetos com resíduos sólidos
 
Desafio Relâmpago - Open Innovation
 
Serviço
Dia T
Data: 9 de junho
Hora: 8h às 12h
Local: Ginásio Poliesportivo do campus da Unifor - Av. Washington Soares, 1321
Aberto ao público
Mais informações: (85) 3477.3261

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.