cerimônia

Evento sinaliza reconhecimento oficial de Iate Clube como patrimônio turístico

De acordo com o secretário de Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, a escolha faz parte de um projeto da Setfor responsável por valorizar os ativos culturais e históricos da Capital

18:35 · 13.01.2018 / atualizado às 18:55
dsa
Fundado em 1954, o Iate Clube de Fortaleza é um clube social e de iatismo, contando com restaurantes, salão de jogos, espaço de festa, instalações para as embarcações e áreas livres na composição da estrutura ( Foto: JL Rosa )
Em solenidade realizada na tarde de hoje (13), a Prefeitura de Fortaleza reconheceu oficialmente o Iate Clube de Fortaleza como Patrimônio Turístico da Capital. O espaço é o terceiro da cidade a receber a condecoração, sendo o Espaço Cultural da Universidade de Fortaleza e o Museu da Fotografia os demais espaços a receberem o título por sua contribuição à cultura da cidade, através da arte. A galeria “Iate Clube”, inaugurada pelo diretor de cultura e arte do local, Totonho Laprovitera, recebe exposições de renomados artistas e lançamentos de livros de grandes escritores. 
 
Anualmente, a Secretaria Municipal de Turismo (Setfor) é responsável por escolher duas instituições para receber a honraria. O segundo equipamento que receberá o reconhecimento em 2018 será divulgado em meados do segundo semestre, conforme afirma o secretário de Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira. De acordo com ele, a escolha faz parte de um projeto da Setfor responsável por valorizar os ativos culturais e históricos da Capital.
 
“Existem espaços particulares que são extremamente importantes para a cidade e que valorizam o turismo. Nesse ano, também reconhecemos o Iate Clube, que para nós representa um patrimônio histórico, pois além da arquitetura e da posição privilegiada, ele é um acervo cultural”, afirma. Fundado em 1954, o Iate Clube de Fortaleza é um clube social e de iatismo, contando com restaurantes, salão de jogos, espaço de festa, instalações para as embarcações e áreas livres na composição da estrutura.
 
Ao longo do ano, são abertas inscrições pela secretária, onde é necessário o envio de um ofício com detalhes técnicos e justificativa. Após o recebimento, os recursos são analisados por uma comissão interna da Setfor, composta por turismólogos e demais especialistas. Com o reconhecimento, o espaço é incluído nas promoções e divulgações realizadas pela Prefeitura.
 
Durante a tarde também estreou  no local o Projeto Pôr do Sol, que já vem realizando apresentações no Mercado dos Peixes e no Estoril. O músico pianista Felipe Adjafre conduziu ao longo do final da tarde de hoje uma apresentação dentro de um veleiro, acompanhado por um saxofonista. O espetáculo será apresentado todo segundo sábado do mês, a partir das 17h, e estará aberto ao público.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.