“Esquina Segura”

Em média, 280 veículos são rebocados por mês em Fortaleza

O dado faz parte de um levantamento da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), que revelou ainda uma redução de 30% nos acidentes de trânsito em 55 esquinas da Capital

12:38 · 15.04.2018 / atualizado às 12:45
Reboque AMC
Estacionar em esquinas de forma irregular rende multa de R$ 130,16 com quatro pontos na CNH, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) ( Foto: Nah Jereissati )

Um dos problemas cotidianos mais comuns em Fortaleza, os acidentes de trânsito diminuíram 30% desde março do ano passado, de acordo com a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC). A redução, aponta o órgão, considera as ocorrências registradas em 55 esquinas da Capital contempladas pelo projeto Esquina Segura, cujas ações resultam no reboque de 280 veículos a cada mês, em média.

Além de aumentar o risco de acidentes graves, estacionar a uma distância inferior a cinco metros de uma esquina rende multa de R$130,16 e mais quatro pontos na carteira, sendo uma infração média prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Desde a implantação das medidas, contabiliza a autarquia, os acidentes com vítimas foram reduzidos em mais da metade: conforme os dados, o número caiu cerca de 57%. A maior variação foi no cruzamento das ruas Amadeu Furtado com Gustavo Sampaio, no bairro Amadeu Furtado, que reduziu nove acidentes com vítimas, comparando-se os períodos de abril a dezembro de 2016 e 2017.

Conforme a superintendência da AMC, o Esquina Segura consiste em renovar a sinalização horizontal e intensificar fiscalização nas áreas de esquina que com alto índice de acidentes. Desde o início da operação, que completou um ano em março, 188 esquinas já foram sinalizadas. Uma média de 280 veículos são rebocados mensalmente. 

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.