Meio Ambiente

Em alusão ao dia do Estudante, alunos da Unifor realizam limpeza nas praias de Fortaleza

Barra do Ceará, Praia de Iracema, Praia do Futuro e da Sabiaguaba foram os pontos escolhidos para a ação

11:51 · 11.08.2018 / atualizado às 12:35
Praia Linda Praia Limpa Unifor
O projeto "Praia Linda, Praia Limpa" contou a participação de moradores e empresários das quatro praias visitadas, Prefeitura Municipal de Fortaleza, Polícia Militar e Ecomuseu Natural do Mangue ( Foto: Fabiane de Paula )

Cerca de 25 km formam a orla de Fortaleza; nela, da Barra do Ceará à Sabiaguaba, é possível avistar belezas naturais e a interferência humana como ponto de ligação entre o natural e o artificial. Como de praxe, os resquícios da presença do homem também ficam lá.

A fim de dirimir os materiais deixados na faixa de areia e reduzir a presença clara do fortalezense ou turista que passou no local e deixou sua marca por lá, a Fundação Edson Queiroz, por meio da Universidade de Fortaleza (Unifor), promoveu a ação "Praia Linda, Praia Limpa" na manhã deste sábado (11), com foco na preservação e educação ambientais.

Alunos de todos os centros de estudo da Unifor comemoraram o Dia do Estudante atuando como agentes ambientais. Munidos de luvas e sacos plásticos, a blusa azul - que indicava a participação do projeto - se pintou de verde para combinar com o Rio Cocó, cuja foz se encontra com o mar na Praia da Sabiaguaba

Lá e em mais três pontos da cidade (Praia de Iracema, do Futuro e da Barra do Ceará) professores e estudantes coletaram diversos materias como vidros, plásticos e papéis. De acordo com a estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária Mariana Maia, de 21 anos, a ação é relevante para a Cidade. "Ela é importante porque além de a gente recolher o lixo que pode matar algum ser vivo, impactando o meio ambiente, a gente promove a educação ambiental", ressalta.

Embora não tenha sido a primeira vez que atue no processo de limpeza de praias junto à Unifor, segundo a jovem, "a engenharia ambiental tem diversos ramos nessa área da educação ambiental, por isso a ação também é formativa", pontuou. 

Conforme a professora Lamarka Lopes, que ministra a disciplina de resíduos sólidos na Universidade, o curso de Engenharia Ambiental já desenvolvia ações similares na Capital. "Todo semestre a gente faz uma ação muito parecida com essa; agora a Fundação entrou em contato com a Unifor porque a gente sempre vê as notícias sobre o lixo que está colocado nos estuários e temos a expertise para fazer esse tipo de coisa", afirmou. 

Para o vice-reitor de graduação da Unifor, Henrique Sá, "esse ano, no contexto de 45 anos da fundação da Universidade, a gente resolveu amplificar a ideia para todos os nossos ingressantes, convidamos professores de outros centros, não só na área que milita no meio ambiente, mas toda a Universidade, que se engajou na iniciativa". 

O projeto "Praia Linda, Praia Limpa" contou a participação de moradores e empresários das quatro praias visitadas, Prefeitura Municipal de Fortaleza, Polícia Militar e Ecomuseu Natural do Mangue. 

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.