Adiado

Edital para concessão da Zona Azul de Fortaleza será divulgado apenas em fevereiro

O prefeito Roberto Cláudio afirmou que o adiamento se deu por conta de ajustes no edital

10:26 · 14.01.2018 / atualizado às 11:13
zona azul
Segundo Roberto Cláudio, a necessidade de ajustes no edital levou ao adiamento da abertura, agora prevista para fevereiro ( Foto: JL Rosa )

Antes previsto para ser lançado na primeira semana de janeiro, o edital da Zona Azul agora será aberto no mês de fevereiro de 2018. As informações são do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio

Ainda segundo o prefeito, a necessidade de ajustes no edital levou ao adiamento da abertura: "A gente deve anunciar em fevereiro. Nós tivemos que fazer alguns ajustes no próprio edital, fechamos o prazo para no decorrer do mês de fevereiro fazer o anúncio público, já assinar e lançar na praça o edital da Zona Azul", disse. Atualmente, para estacionar nas vagas já instaladas, é preciso que o motorista compre um bilhete no valor de R$ 1,00 nos locais cadastrados, como em bancas de jornais, para garantir a permanência de 2 horas na vaga. 

Zona Azul Digital deve ser implantada na Capital 

O modelo a ser seguido pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SCSP) é o já implantado em São Paulo, através da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Com a utilização do Cartão Azul Digital (CAD), por meio de aplicativo, site e pontos de venda, o motorista adquire créditos e faz o pagamento da taxa, informando a placa do carro e o tempo que deseja estacionar. 

Entenda a Zona Azul 

Sendo testado já desde 2015, o sistema de venda de vagas da Zona Azul objetiva promover maior rotatividade no estacionamento em via pública. A partir da cobrança de taxa e utilização do Cartão Azul, as vagas passam a ter tempo determinado de permanência, inclusive as prioritárias. As vagas serão geridas pela iniciativa privada, que, segundo decreto municipal, "será incumbida, sem ônus para o Município, de fornecer, instalar e conservar os equipamentos necessários para a exploração, operação, modernização e manutenção do sistema de estacionamentos do tipo Zona Azul, inclusive aqueles relativos à sinalização viária".  

Vagas de Zona Azul vão ser geridas pela iniciativa privada

A legislação ainda estabelece que a Prefeitura fica livre de qualquer responsabilidade por acidentes, danos e furtos no logradouro objeto da concessão. 

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.