Saúde para Todos

Cocó recebe atividades pelo Dia Mundial da Saúde

Celebrado dia 7 de abril, a semana contou com programação em 27 municípios do Ceará, evento no Parque encerrou o calendário de comemoração

No Cocó, houve espaços destinados para medição do Índice de Massa Corpórea (IMC), verificação de pressão arterial e orientação e avaliação nutricional ( Saulo Roberto )
12:05 · 08.04.2018 / atualizado às 12:53
Além da programação convencional do "Viva o Parque", quem circulou pelo Parque do Cocó, neste domingo (8), aproveitou atividades extras promovidas pela Secretaria da Saúde do Ceará. O evento foi em comemoração pelo Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril, e este ano levou o tema "Saúde universal: para todos, em todos os lugares".
 
A ocasião encerrou o cronograma da última semana que contou com mobilizações em 27 municípios cearenses, contando com atividades físicas e dicas de alimentação saudável.
 
No Cocó, houve espaços destinados para medição do Índice de Massa Corpórea (IMC), verificação de pressão arterial e orientação e avaliação nutricional. Além disso, dispôs de momentos para falar sobre as emoções e de atividades lúdicas, visando trabalhar na prevenção de doenças mentais, como a depressão. 
 
Momentos de divulgação de novos hábitos e novas dietas alimentares são meios importantes para trabalhar na prevenção e no combate de doenças. Por exemplo, segundo o secretário da Saúde do Ceará, Henrique Javi, as doenças cardiocerebrovasculares matam muito, porém são fáceis de evitar por meio de práticas saudáveis. "Conhecer os nossos problemas é a melhor forma de lidar com eles", enfatiza.
 
Dedicação ao esporte
 
O Cocó também contou com a segunda edição do "Esporte na Rua", como jogos recreativos, karatê, beisebol, skate, capoeira e zumba espalhados em diversas áreas do gramado e do calçadão.
 
Organizado em prol do Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz, que foi no último dia 6, o evento não é exclusivo a Fortaleza, tendo sido feito também simultaneamente em São Paulo, Ribeirão Preto e Brasília. No sábado, foi a vez de Rio de Janeiro e Curitiba terem recebido essa programação intensa.
 
A ideia é realizar essa ação em datas especiais. O primeiro, no ano passado, foi pelos 10 anos da Rede Esporte pela Mudança Social (REMS), a qual promove esse evento. E a próxima já está à vista, a previsão é marcar a teceira edição em agosto pelo aniversário da Rede.
 
Neste domingo, liderado pelo Instituto Planet e com parceria de outras cinco organizações que compõem, no Estado, a REMS, 200 crianças envolvidas com essas instituições participaram das atividades. No entanto, as brincadeiras eram abertas ao público, inclusive para jovens e adultos que quisessem brincar. Segundo Jessyca Rodrigues, coordenadora do Planet, a intenção é promover a ideia de ocupar espaços públicos e vivenciar outros esportes que não os já feitos no dia a dia. 

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.