Sinalização

Ciclofaixas na Av. Rogaciano Leite começam a ser instaladas

As ciclofaixas terão 2,5 quilômetros de extensão e estarão situadas no trecho entre as avenidas Murilo Borges e Desembargador Gonzaga

Quando a implementação for concluída na Av. Rogaciano Leite, Fortaleza passará a contar com um total de 229,6 km de infraestrutura cicloviária ( Foto: Divulgação )
16:32 · 05.06.2018 / atualizado às 18:49

A Prefeitura de Fortaleza iniciou, nessa segunda-feira (4), a implantação de sinalização especial para instalação de novas ciclofaixas na Av. Rogaciano Leite, entre as avenidas Murilo Borges e Desembargador Gonzaga. As ciclofaixas terão extensão de 2,5 quilômetros em cada lado da via, sendo uma para cada direção da avenida. Elas medirão cerca de 1,60 m de largura e ficarão ao lado do canteiro central.

O novo trecho beneficiará os ciclistas que trafegam pelos bairros Salinas, Luciano Cavalcante, Jardim das Oliveiras, Cidade dos Funcionários e adjacências. As novas ciclofaixas ligarão duas infraestruturas cicloviárias - a ciclovia de 1,1 km já existente na própria Rogaciano Leite e o trecho de 1,7 km de ciclofaixa da Av. Desembargador Gonzaga.

As instalações das ciclofaixas na Av. Rogaciano Leite fazem parte do Programa de Expansão da Malha Cicloviária. O projeto é idealizado pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP) e os trabalhos para a implementação ocorrem em parceria com a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) e Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf) e Regionais.

Infraestrutura cicloviária

Quando a implementação for concluída na Av. Rogaciano Leite, Fortaleza passará a contar com um total de 229,6 km de infraestrutura cicloviária, sendo 101,5 km de ciclovias, 124,1 km de ciclofaixas, 3,9 km de ciclorrotas e 100 m de passeio compartilhado, o que representa uma ampliação de cerca de 237% da rede cicloviária disponível na Cidade.

Expansão

De janeiro até agora já foram implantados 5,8 km de ciclofaixas, o que representa 12% da meta de novos 45 km previstos para 2018. As novas infraestruturas implantadas recentemente estão distribuídas na Avenida Léa Pompeu, que interliga os bairros Jardim das Oliveiras e Luciano Cavalcante; nas ruas Taquatiara, Granja Castelo e Herbene, em Messejana; e na Avenida Presidente Castelo Branco (Leste-Oeste), no trecho entre a Av. Pasteur e a Av. Radialista José Lima Verde, na Barra do Ceará.

Seguindo o Programa de Expansão da Malha Cicloviária para este ano, os locais previstos a receberem novas infraestruturas cicloviárias são as avenidas Jornalista Tomaz Coelho, Perimetral (próximo ao Terminal do Siqueira), Universidade e Virgílio Távora, além das ruas Caiado de Castro, Ieda Pereira, José Meneleu e Nereu Ramos. 

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.