Ceará tem feriado inédito previsto para março - Cidade - Diário do Nordeste

Ceará tem feriado inédito previsto para março

Além da folga no dia 19, o cearense terá o dia 25 como feriado também

18:30 · 05.03.2013 por Redação Web

 Uma Emenda Constitucional aprovada em dezembro de 2011 pela Assembleia Legislativa do Ceará e promulgada com divulgação no Diário Oficial do Estado determina como Data Magna do Estado, o dia 25 de março. A data escolhida é uma menção ao dia da abolição da escravidão no Ceará. Com isso, de acordo com lei federal, o 25 de março é considerado feriado.  Em 2012, o dia caiu no domingo, passando despercebido para o cearenses, mas, neste ano, a data será celebrada em uma segunda-feira.

Município de Redenção foi o pioneiro na libertação dos escravos. Foto: Arquivo

A emenda é de autoria do deputado estadual Lula Morais. "Essa data significa o marco para a história do Ceará e do Brasil para acabar com a escravidão. É o nosso reconhecimento a esse importante ato", exalta o deputado.

Mesmo em vigor desde 2011, o feriado ainda é desconhecido de boa parte dos cearenses e até do próprio Governo do Estado que, através da Casa Civil, disse esperar um posicionamento da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) para se manifestar sobre o feriado nas repartições públicas.

O desconhecimento da Casa Civil espantou o deputado. "Como o Ceará não tinha uma data magna que ilustrasse essa conquista, acabei sendo o autor desse projeito com base na lei federal que regulamenta", destaca.

Uma cerimônia na Assembleia está sendo organizada para a comemoração da data.

Veja a divulgação da Emenda 73, na página 159 do Diário Oficial