Brejo Santo

Caso de febre Chikungunya é confirmada no Ceará

No Brasil, já somam 20 registros da doença

17:28 · 17.07.2014 por Redação Web
h
No Brasil, já há 20 casos da doença ( FOTO: Divulgação/Secretaria da Saúde )

Um caso da febre Chikungunya, doença causada pelo vírus CHIKV, transmitido pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopicus, foi confirmado no município de Brejo Santo, localizado a 500 km de Fortaleza. No Brasil, já somam 20 registros da doença. Os dados são de uma nota divulgada pela Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), nesta quinta-feira (17). 

O paciente diagnosticado com a febre chikungunya, de 25 anos, é residente em Pernambuco e viajou para a República Dominicana, país que já registra epidemia da doença com mais de 90 mil casos diagnosticados. O jovem retornou ao Brasil no início de julho com destino a Brejo Santo.

A Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria da Saúde do Estado informaram sobre a realização dos procedimentos de investigação epidemiológica e controle vetorial para evitar a disseminação da doença.

Conheça a chikungunya

A febre é causada pelo vírus CHIKV, transmitido pelo Aedes aegypti e Aedes albopicus, não existe transmissão de pessoa a pessoa, apenas pela picada do mosquito.  É caracterizada por febre de início e dor articular intensa.

A doença tem transmissão na África, Ásia e, a partir do final de 2013, em países do Caribe, como a República Dominicana, e, ainda, Haiti, Guiana, Guiana Francesa e Porto Rico.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.