Postos já têm doses

Campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo começa nesta segunda-feira (6)

Todos os postos da Capital e do Interior já receberam as doses do Ministério da Saúde, segundo a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). A campanha segue até 31 de agosto.

11:26 · 02.08.2018 / atualizado às 11:41
Vacina poliomielite
No Ceará, 509.183 crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias formam o público-alvo da campanha ( Foto: Arquivo )
Tem início na próxima segunda-feira (6), em todo o País, a Campanha de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo, duas doenças atualmente ausentes no Ceará, mas que exigem atenção e imunização. De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), todos os 2.345 postos cearenses, na Capital e no Interior, já receberam as doses. A campanha tem início no dia 6 e segue até 31 de agosto.
 
A meta do Estado é imunizar, no mínimo, 483.724 crianças, o que corresponde a 95% dos 509.183 cearenses de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias. Apesar disso, reforça a coordenadora de Imunizações da Sesa, Ana Vilma Leite, a ideia é que todo o público dessa idade seja imunizado. “É uma campanha indiscriminada: mesmo que já tenham sido vacinadas, todas as crianças precisam passar pelos postos de saúde”. A poliomielite, popularmente conhecida como paralisia infantil, está erradicada desde 1990. 
 
>> Vacina é única ação contra reintrodução do vírus da poliomielite
 
Já o sarampo teve pelo menos 211 casos confirmados no Ceará, em 2015. Um ano depois, em 2016, porém, o País recebeu o certificado de eliminação da circulação do vírus da doença pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Até o ano passado, não foi registrado nenhum caso local nem nacional da doença – mas, neste ano, Roraima e no Amazonas já enfrentam surtos da virose, com 314 casos confirmados, e 61 cidades cearenses têm risco alto de retorno do vírus.
 
Por este motivo, ressalta Ana Vilma Leite, é preciso manter a precaução e procurar obter uma dose da vacina, serviço que está “disponível durante todo o ano, independentemente de campanha”. Em Fortaleza, os postos de saúde ficam abertos das 8h às 17h. No Dia D da campanha, marcado para 18 de agosto, postos de vacinação móveis serão instalados em algumas praças, comunidades e escolas da Capital.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.