Setembro Amarelo

Caminhada pela vida acontece neste domingo (9)

Em apoio à campanha mundial de prevenção ao suicídio, ação é realizada a partir das 15h na Beira Mar

09:40 · 09.09.2018
Neste domingo (9), representantes do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) participarão de uma caminhada em apoio à campanha "Desafios da Vida", em prol da prevenção ao suicídio. O ponto de partida é o Espigão da Avenida Rui Barbosa, com saída às 15 horas.  A ação é organizada pelo Programa de Apoio à Vida (Pravida), da UFC, e além do MPCE, conta com o apoio de diversas entidades.
 
Essa campanha acontece dentro do projeto "Vidas Preservadas" e diariamente o MPCE divulga nas redes sociais, durante o mês de setembro, um desafio para promover a reflexão e valorização da vida, mostrando que detalhes e atitudes fazem toda diferença para superar momentos difíceis. 
 
Além do MPCE, há outras ações neste Setembro Amarelo, o qual é um movimento mundial que estimula a prevenção ao suicídio. É o caso da visita no sistema prisional de equipes de psicologia, serviço social e inclusão da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus) debater sobre o tema. 
 
Na Central de Alternativas Penais (CAP), os grupos reflexivos, realizados diariamente para egressos e assistidos do sistema penitenciário, trarão como foco palestras de promoção à vida e culto a hábitos saudáveis. Todos os dias, cerca de 200 pessoas, distribuídas em oito grupos, participarão de reflexões sobre a temática.
 
Também como parte da campanha, o filme Pequena Miss Sunshine será exibido dentro do projeto Cine Diálogo, nas principais unidades prisionais da Região Metropolitana, com o intuito de abordar o assunto e seus desdobramentos. 
 
As sessões ocorrem todos os dias, nos turnos manhã e tarde, com a participação de técnicos e psicólogos que incentivam o debate para os internos. A primeira ocorre nesta segunda, 9h30, na UP Irmã Imelda Lima Pontes.
 
No Instituto Psiquiátrico Governador Stênio Gomes, serão realizadas atividades como ações educativas e culturais, ações de valorização à vida, além de palestra com a equipe do Programa de Apoio à Vida (Pravida), projeto de extensão da Faculdade de Medicina da UFC.
 
Outra iniciativa neste mês são as palestras volantes nos quatro equipamentos Vapt Vupt do Estado, que é uma central de serviços da Sejus localizada nos bairros Messejana e Antônio Bezerra em Fortaleza, além de unidades em Sobral e Juazeiro do Norte.
 
Os cidadãos também serão convidados a escreverem e depositaram pensamentos positivos que possam fazer o dia de alguém mais alegre. Durante todo o mês, as unidades estarão iluminadas de amarelo em alusão à campanha. O Setembro Amarelo tem atividades no Brasil desde 2015, vinculada ao dia 10 do mesmo mês, em que se comemora o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.