Nesta segunda (27)

Bloqueio para obra do VLT causa grande congestionamento na Av. Santos Dumont

Interdição deve terminar às 23h desta segunda, mas outra está prevista para iniciar terça-feira (28), na mesma região; veja linha de ônibus afetadas

11:07 · 27.08.2018 / atualizado às 14:27

Um grande engarrafamento foi formado na manhã desta segunda-feira (27) na Av. Santos Dumont, na área que vai do cruzamento com a Via Expresso e a Av, Engenheiro Santana Júnior, no sentido para a Praia do Futuro. O congestionamento foi consequência da interdição de trechos da rua Professor Silas Ribeiro (continuação da Avenida Dom Luís), no bairro Papicu, para a continuidade das obras do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).

O bloqueio teve início na sexta-feira (24) e deve ser encerrado a partir das 23 horas desta segunda, conforme garantiu a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC). No local interditado, entre a Avenida dos Jangadeiros e a Rua Castro Monte, ocorreu a demolição do viaduto existente. Lá, agentes da AMC realizaram a parte de suporte operacional.

De acordo com o órgão, com base no relato dos próprios agentes em campo, o trânsito tem se mostrado lento nos horários de pico devido ao alto fluxo veicular. “A Av. Santos Dumont, que hoje recebe um volume diário de 15 mil veículos no sentido Papicu/Aldeota, está absorvendo a demanda proveniente da Av. Dom Luís, fato que sobrecarrega a capacidade da via. A Av. Alberto Sá, por sua vez, não poderia servir como rota de desvio porque também está bloqueada. Deste modo, o órgão pede a compreensão dos condutores e reforça o compromisso em prosseguir auxiliando os deslocamentos”.

Um efetivo diário composto por 50 agentes e orientadores atua em todos os turnos no disciplinamento do tráfego no entorno das obras. Conforme a AMC, “a solução de desvio implantada foi resultado de um estudo técnico que considerou o volume das vias e os conflitos existentes”.

 

Novo bloqueio na terça (28)

Para a implantação do VLT, a AMC planeja ainda um segundo bloqueio, que será iniciado a partir desta terça-feira (28), e se estenderá até o dia 29 de setembro. Nesse período, ocorrerá o bloqueio do sentido Aldeota/Papicu da Rua Prof. Silas Ribeiro, no trecho entre a alça do viaduto da Avenida Almirante Henrique Saboia (Via Expressa) e a Avenida dos Jangadeiros. O desvio para os veículos que trafegam pela Av. Almirante Henrique Saboia (Via Expressa) e querem acessar a Av. Engenheiro Santana Júnior permanece o anterior, entrando à direita na Rua Alfredo Ladislau (Maria Tomásia), à esquerda na Rua Frederico Borges, à esquerda na Av. Santos Dumont, à direita na Rua Des. Valdetário Mota e à direita na Rua Bento Albuquerque.

Para minimizar os transtornos a passagem de nível provisória da Av. dos Jangadeiros permanecerá em operação, permitindo que o fluxo proveniente da Santos Dumont consiga acessar a Av. Dom Luís a partir da Via Expressa. Essa etapa prevê a execução das fundações, pilares e travessas de sustentação das vigas dos dois viadutos a serem construídos.

Linhas afetadas:

016 - Cuca Barra/Papicu
017 – Intershoppings
027 – Siqueira/Papicu/Aeroporto
030 - Siqueira/Papicu/13 de maio
031-Av. Borges de Melo I
034 - Av. Paranjana I (corujão)
036 - Conj. Ceará/Papicu/Montese (corujão)
037 - Conj. Ceará/Aldeota (corujão)
038 – Parangaba/Papicu
042 - Antônio Bezerra/Fco Sá/Papicu
044 – Parangaba/Papicu/Montese
045 - Cj. Ceará/Papicu/Montese
048 - Parangaba/Papicu (corujão)
069 - Lagoa/Papicu/Via Expressa
076 - Cj. Ceará/Aldeota
076- Cj- Ceará/ Aldeota
086- Bezerra de Menezes/ Santos Dumont
087- Expresso/ Siqueira/ Papicu
089- Expresso/ parangaba/Papicu
092- Antônio Bezerra/ Papicu/ Praia de Iracema
094- Expresso/Parangaba/Aldeota
286- Expresso/Antônio Bezerra/ Santos Dumont
680- José Walter/ Papicu/ Cidade Jardim
713- Santos Sumont/Perimetral (STPC)
753- Cidade 2000/ Sargento Herminio (STPC)
814- Papicu/Castelo Encantado
833- Cidade 2000/ Centro
901- Dom Luís
903- Varjota
913 – Papicu/ Serviluz/ Varjota

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.