INFRAESTRUTURA

Bairros de Fortaleza recebem mutirão para requalificação dos locais públicos

O Programa Juntos por Fortaleza leva melhorias aos espaços de onze bairros localizados na Regional V

"É um conjunto de obras para dar mais espaços de convivência, mais qualidade de vida para a população”, disse o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio ( Foto: Fabiane de Paula )
20:22 · 06.06.2018

Os bairros da Regional V serão beneficiados com ações de melhorias que fazem parte do Programa Juntos por Fortaleza. Entre os serviços, estão requalificação de praças, implantação de areninhas, mini areninhas, brinquedopraças e equipamentos de ginástica. A iniciativa faz parte de uma colaboração entre Governo do Ceará e Prefeitura de Fortaleza, com o objetivo de melhorar a estrutura dos espaços públicos. O governador Camilo Santana e o prefeito Roberto Cláudio estiveram na nesta terça-feira (5) na praça Apolo XI, no Parque Santa Rosa, para a assinatura da ordem de serviço dos benefícios.

Ao todo, onze bairros da Regional V serão beneficiados: Parque Santa Rosa, Conjunto Esperança, Parque Presidente Vargas, Novo Mondubim, Parque São José, Vila Manoel Sátiro, Maraponga, Jardim Cearense, Mondubim, Planalto Ayrton Senna e José Walter.

“Nossa presença hoje é graças ao projeto Juntos Por Fortaleza. Sentamos para planejar o que era prioridade para a Capital. Fizemos projetos na área da saúde, inauguramos a 12° UPA, estamos ampliando o IJF. Na segurança, vamos dobrar o número de câmeras de vigilância. Estamos trabalhando em escolas novas, só nesta Regional, serão mais duas. Hoje estamos autorizando obras de infraestrutura, que incluem iluminação, recuperação das praças, que terão atividades esportivas, miniareninhas. Além de melhorar a sinalização, asfaltar, um conjunto de ações para deixar a cidade ainda mais bonita para melhorar a vida do povo”, comentou o governador do Estado.

Roberto Cláudio, prefeito de Fortaleza, destacou a importância do trabalho conjunto para concretizar projetos elaborados. “Começamos essa parceria há cerca de dois anos e meio, somando recursos, permitindo que areninhas, escolas, creches fossem entregues. A gente começou outro projeto chamado Mais Bairros. Focamos em 13 áreas da cidade em que resolvemos concentrar pequenas e médias obras, como calçamento, sinalização, brinquedopraça. Hoje estamos autorizando a reforma de mais praças. Amanhã já começam as obras, aqui vai ficar lindo. Duas areninhas já estão em construção. É um conjunto de obras para dar mais espaços de convivência, mais qualidade de vida para a população”, disse o prefeito.

O bairro Parque Santa Rosa ainda contou com um mutirão de serviços gratuitos relacionados à Cidadania, como emissão de documentos; cadastro dos programas Microempreendedor Individual, Bolsa Família, Cartão do Idoso, Bilhete Único e Cartão Gratuidade Pessoa com Deficiência; corte de cabelo, manicure, pintura de gesso, distribuição de preservativos, entre outros. 

Outras ações que estão previstas para acontecer dentro do Juntos por Fortaleza, entre os dias 05 e 20 de junho, são melhorias urbanas com ações de limpeza, reforço na iluminação e serviço de recuperação asfáltica.

“Trabalho vendendo pipoca neste ponto há muitos anos. O público aqui é fiel. Com a praça reformada, mais bonita, com academia de ginástica, com certeza as pessoas vão frequentar ainda mais. Isso é bom para todo mundo, inclusive para mim. Sou muito feliz por isso”, analisou o comerciante Manoel Fonteles da Silva.

Requalificação

Três praças (do Quadrado; Sítio Córrego e Apolo XI) tiveram suas ordens de serviços autorizadas para início das requalificações. Os equipamentos receberão novos projetos paisagísticos, mobiliários urbanos, nova pavimentação, reforço na iluminação, acessibilidade com rampas e piso podotátil. Também serão recuperados meio-fio, alambrados e bancos.

Brinquedopraças

As Praças Cidade Jardim e do Sítio Córrego também contarão com a instação de brinquedopraças. Os equipamentos fazem parte do pilar Tempo de Brincar, do Programa Mais Infância Ceará, de autoria do Governo do Ceará, que assegura o direito das crianças ao desenvolvimento de suas capacidades físicas, cognitivas e psicológicas, por meio do direito de brincar. 

A estrtura da brinquedoteca conta com oito brinquedos, sendo: uma casinha dupla com ponte de playground, uma casinha dupla com ponte de eucalipto, dois escorregadores com balanço triplo, duas gangorras e dois brinquedos em mola.

Além do espaço lúdico, outros aparatos ainda serão acrescentados, como equipamentos de ginástica de baixo impacto, que são aparelhos de alongamento direcionados, principalmente, à terceira idade e pessoas com deficiência. A academia ao ar livre é ideal para a prática de exercícios físicos e a interação entre os moradores. A ação faz parte do projeto Ceará Acessível e tem a proposta de transformar os espaços públicos em lugares de convivência.

Esporte e lazer

A areninha é um dos espaços que a Prefeitura de Fortaleza aposta para a requalificação de locais públicos. Os equipamentos, voltados à prática de esporte e atividade física, são compostos por gramado sintético, bancos de reserva, alambrados, rede de proteção, vestiários, depósito para materiais esportivos, iluminação, rampa de acesso para cadeirantes, paisagismo e pavimentação. As mini areninhas seguem o mesmo padrão, com grama sintética, iluminação, tela, arquibancada, mas em tamanho society, menor.

As Areninhas e Mini Areninhas que integram o pacote de benefícios serão instaladas nos seguintes endereços:

Areninhas:

- Campo da Curva da Perimetral. Bairro Novo Mondubim.

- Campo do Sítio Córrego. Bairro Mondubim.

Mini Areninha:

- Rua B. Bairro Mondubim.

- Rua Vereadora Zélia Correia de Sousa/ Rua Quartzo. Bairro Mondubim.

- Rua Guilherme Rocha/ Rua São Francisco. Bairro Conjunto Esperança.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.