Segurança para pedestres

Área de Trânsito Calmo é inaugurada no Rodolfo Teófilo

Estimativa da prefeitura é que o limite de velocidade no local reduza para 30 km/h.

12:34 · 11.06.2016 / atualizado às 13:52
TRAVESSIA
Na travessia elevada da Rua Alexandre Baraúna foi instalado um painel eletrônico em caráter educativo. ( FOTO: Natinho Rodrigues )

A primeira Área de Trânsito Calmo de Fortaleza foi inaugurada oficialmente pelo prefeito Roberto Cláudio, na manhã deste sábado (11), no bairro Rodolfo Téofilo. Dotada com três travessias elevadas, 14 prolongamentos de calçadas, além de nova sinalização, a estimativa é que o limite de velocidade no local reduza para 30km/h. O objetivo é dar mais segurança aos pedestres e pessoas com mobilidade reduzida.

Implantadas no mesmo nível das calçadas, as travessias elevadas ficam nas ruas Papi Júnior, em frente ao Instituto do Câncer (ICC); Alexandre Baraúna, em frente à Biblioteca da UFC; e Capitão Francisco Pedro, na esquina com a Rua Alexandre Baraúna, próximo ao Hospital Universitário Walter Cantídio.

Na travessia elevada da Rua Alexandre Baraúna, em frente a biblioteca da Universidade Federal do Ceará (UFC), foi instalado um painel eletrônico em caráter educativo, que emitirá sinais de aprovação se o limite de 30 km/h for respeitado e de reprovação caso o condutor ultrapasse esse limite. O equipamento ainda resgistrará a quantidade de veículos em trânsito no local para dados estatísticos que servirão à Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).

"A redução da velocidade com um conjunto de mudança na arquitetura e engenharia de transito desse espaço vão ajudar a gente a prevenir acidentes de trânsito, tanto atropelamento como desrespeito a ciclista e colisões veiculares", disse o prefeito Roberto Cláudio. 

A iniciativa, em caráter piloto, será avaliada por 60 dias, podendo ser expandida para corredores comerciais da Cidade. Os bairros Messejana, Conjunto Ceará, Varjota e Montese estão no perfil para receberem a medida, segundo o prefeito. "São áreas que associam comércio com grandes serviços demandadores de gente, então vamos começar por aqui, avaliar os resultados, refinar a ideia a partir das críticas e sugestões incorporadas e levar essa mesma iniciativa para outros locais".

A Área de Trânsito Calmo é coordenado pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP) e faz parte do pacote de atividades desenvolvidas em parceria com a Iniciativa Bloomberg Philanthropies na cidade.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.