BALNEABILIDADE

Após chuvas, Fortaleza tem 11 praias impróprias para banho

O escoamento de lixo e esgoto contribuíram para o prejuízo de novos trechos

10:52 · 13.01.2018 / atualizado às 11:32
praia
Segundo o boletim de balneabilidade da Semace, 19 das 31 praias de Fortaleza estão próprias para banho ( Foto: Arquivo )

Ao todo, 11 das 31 praias de Fortaleza estão impróprias para banho. De acordo com o boletim de balneabilidade da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), com as precipitações dos últimos dias, a diminuição de 23 para 19 praias adequadas para banho foi decorrente do arrasto do lixo mal destinado e do esgoto a céu aberto pelas galerias pluviais até a praia. 

Onde tomar banho 

Para quem quer aproveitar o banho de mar, as praias da zona leste são as mais favoráveis. O trecho que vai do Caça e Pesca ao Farol e inclui toda a Praia do Futuro tem dez das onze praias monitoradas com condição favorável às atividades de esporte e lazer, à exceção da praia do Farol.

O centro tem seis das dez praias monitoradas próprias para banho. Na zona, que vai da Praia dos Botes ao estaleiro Inace, banhistas devem evitar o trecho entre a Praia dos Botes e o Farol I, o trecho entre o Monumento do Jangadeiro até a Praia dos Botes, o entre a foz do Riacho Maceió e o Monumento dos Jangadeiros e entre a rua José Vilar e o Espigão da Desembargador Moreira, que estão impróprios para banho. 

A zona oeste, onde apenas três das nove praias examinadas estão próprias para banho, é a menos favorável. Do trecho que vai da Avenida Alberto Nepomuceno à Barra do Ceará, os banhistas devem entrar no mar apenas a entre a Rua Padre Mororó até a Av. Alberto Nepomuceno, entre a Avenida Philomeno Gomes até a Rua Padre Mororó e entre a foz do Rio Ceará até a Rua das Goiabeiras. Por falta de condição da maré, não houve coleta no trecho compreendido entre a rua Francisco Calaça e a avenida Pasteur, também na zona oeste. 

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.