OPERAÇÃO

AMC inicia remoção de veículos abandonados

Proprietários dos automóveis já foram previamente notificados pela autarquia

09:23 · 16.04.2018
carro abandonado
Os usuários podem denunciar veículos nestas condições devem entrar em contato com o órgão, formalizando processo em uma das centrais de atendimento ou por meio do aplicativo “AMC Móvel” ( Foto: Reprodução / AMC )

Nesta segunda-feira (16), a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) inicia o procedimento de remoção de veículos abandonados nas vias públicas de Fortaleza. O procedimento pretende desobstruir as ruas, facilitando a mobilidade e a segurança da população, além da proliferação de vetores e da prevenção de doenças. Os proprietários dos veículos abandonados foram previamente notificados, e os carros e motocicletas que permaneceram nas ruas serão removidos pela AMC. 

Se enquadram como abandonados veículos automotores, elétricos, articulados, reboques e semirreboques que estiverem estacionados em logradouros públicos há mais de cinco dias, sem placas de identificação e com sinais de abandono. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), não há multa para abandono de veículo, a menos que esteja em local de estacionamento proibido. De acordo com a Lei Municipal nº 10.677/2018, automóveis com evidente estado de decomposição na carroceria e partes removíveis, mau estado de conservação, vidro quebrado ou avarias nas portas que permita acesso de pessoas sem obstrução podem ser removidos. 

Os carros e motos removidos serão levados para o depósito do órgão, onde só poderão ser liberados mediante pagamento dos encargos previstos e mais as despesas de remoção e estadia. Após 60 dias a partir da remoção do veículo, o bem será leiloado. As operações serão contínuas e acontecem por toda a cidade.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.