Adufc rejeita proposta de realização de assembleia - Cidade - Diário do Nordeste

Adufc rejeita proposta de realização de assembleia

Diário do Nordeste Online | 17h11 | 27.08.2012

O Sindicato dos Professores das Universidades Federais do Ceará (Adufc) anunciou na tarde desta segunda-feira (27) que não deverá convocar uma nova assembleia na terça-feira (28), rejeitando a solicitação de mais de 600 pessoas, em abaixo-assinado. Assim, a greve dos professores da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) permanece oficialmente encerrada, mas muitos docentes devem contestar a decisão, segundo o professor do curso de Letras da UFC, Antônio Duarte.

> Presidente da Adufc renuncia

> Professores fazem manifestação em frente ao Sindicato 

O parecer assinado pela diretoria do sindicato e publicado no site da instituição alega que ?não ficou comprovada a participação mínima de 10% da categoria?. Segundo a assessoria de imprensa da instituição, o site Petição Pública Brasil, o qual foi utilizado para realizar o abaixo-assinado, pode ser acessado por qualquer pessoa, não sendo possível comprovar se apenas os docentes assinaram.

Impasse

Segundo o professor Antônio Duarte, ?é perfeitamente possível se fazer a checagem dos nomes dos professores que assinaram, pois foram requisitados dados como o número de identificação do servidor público, bem como contatos pessoais, por exemplo, o e-mail. Antônio Duarte considerou o argumento apresentado na nota publicada no site da Adufc, como "sofrível". Ele afirmou ainda que também não há como provar que não houve 10% de representatividade.

A professora do departamento de geografia, Maria do Céu de Lima, afirmou que haverá uma nova coleta de assinaturas no jardim da Reitoria da UFC nesta terça-feira (28). Questionada sobre o fato de a greve estar acabada, ao menos oficialmente, a docente foi incisiva: "A resposta da Adufc acirrou ainda mais a insatisfação dos professores. Se o conflito que havia não foi resolvido, nada deverá mudar", afirmou.

Aulas em determinados cursos podem recomeçar

O reitor da UFC, Jesualdo Farias, afirmou, por telefone, que o Ministério da Educação (MEC) instituiu o prazo para apresentação de reposição de dias parados para até 31 de agosto. O reitor disse que alguns cursos já devem ter aulas iniciadas na segunda-feira (3), por decisão dos professores, segundo ele. "Essas aulas estão a parte do calendário oficial, mas se alguns professores optaram por isso, não podemos nos opor", disse.

Jesualdo Farias afirmou que a Reitoria não deve interferir no impasse entre professores contrários ao fim da greve e sindicato. "Minha preocupação no momento é com os 40 mil estudantes da UFC", concluiu.

?Há uma crise no movimento? diz diretora da Adufc

A decisão da Adufc foi tomada poucas horas após o comunicado da renúncia do presidente e da secretária-geral da Adufc, Marcelino Pequeno e Marília Lopes Brandão, respectivamente . O antigo vice-presidente da instituição, Ricardo Thé, do curso de Engenharia Elétrica, assumiu a presidência e está de licença médica. No lugar de secretário-geral, assumiu Eduardo Girão, do departamento de Ciências Sociais.

De acordo com a diretora de assuntos de aposentados, Mirtes Amorim, do curso de Filosofia, o presidente teria se afastado do cargo, devido ao que ela classifica como ?uma ruptura no movimento docente?. Perguntada se o sindicato enfrenta uma crise, ela respondeu que a ?há uma crise no movimento docente como um todo. A secretária reafirmou a posição do sindicato de que ?não houve golpe? no encerramento da greve, em assembleia, decretado na última quarta-feira (22).

> Sindicato anuncia fim da greve de professores

Mirtes afirma que ?toda a celeuma criada em torno disso ocorreu porque o resultado da votação foi favorável ao fim da greve?. Somente a Universidade Federal do Ceará conta com cerca de 1.800 professores na ativa, dos quais cerca de 1.400 possuem diploma de doutorado. Contando todos os professores associados, a Adufc contabilizou aproximadamente 2.500 docentes.

Comente essa matéria


Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999