Serviço

Ação Verdes Mares chega ao Pici

Diversos serviços foram oferecidos gratuitamente na Praça da Capela São José. À noite, o local receberá o Tô na Praça

Ação Verdes Mares leva diversos serviços aos moradores do bairro Pici
11:34 · 09.09.2017 / atualizado às 12:52
O Ação Verdes Mares deste sábado (9) levou diversos serviços gratuitos aos moradores do Pici. Estandes com profissionais para corte de cabelo, limpeza de pele, aferição de pressão e glicemia, por exemplo, estiveram na Praça da Capela São José – também conhecida como Praça Polo da Moda. 
 
Entre os atendimentos mais procurados, estava a emissão de carteira de identidade, a área de vacinação, com doses para HPV, tétano e hepatite B, e de teste para as hepatites B e C. Segundo a enfermeira Priscila Martins, mais do que pegar uma gota de sangue para o teste, fazem ainda a explicação sobre as principais formas de contrair o vírus, como por meio de alicates, cortador e serrinha de unha e até mesmo um esmalte vencido.
 
Dicas de segurança
 
Outro estande que forneceu muitas informações ao público foi o da National Gás, com instruções de manipulação do gás de cozinha. De acordo com Ederson Barros, técnico de segurança do trabalho, o botijão deve ser comprado em uma rede autorizada, para garantir a qualidade do produto, nada de empresas clandestinas. Na instalação, a mangueira e o regulador de pressão devem estar dentro do prazo de validade e certificado pelo Inmetro. Lembrando que ele deve ficar em local arejado. 
 
Para se certificar que não há vazamentos, a sugestão é fazer, uma vez por semana, a verificação com um bucha molhada com água e sabão. Ao passar a espoja na mangueira, no regulador e nas conexões, se não houver bolhas de ar, então não há vazamento, o equipamento está seguro.
 
Presença cativa
 
A Sociedade Cearense de Oftalmologia (SCO) estava presente fazendo a triagem e rastreamento do glaucoma, por meio da aferição da pressão e do teste do fundo do olho. Cerca de cinco pessoas mostraram indícios de ter a doença e foram orientadas a fazer um exame mais aprofundado para a confirmação do teste. 
 
Quem resolveu passar pela avaliação foi o operário Francisco Marcelo da Silva, de 53 anos. "Eu sempre aproveito o Ação, para corte de cabelo, teste de glicemia e essas novidades, eu nunca tinha feito teste de glaucoma. Tem que aproveitar a oportunidade. Eu estava contando os dias para ter aqui no bairro de novo e de noite eu venho para o Tô na Praça", explica.
 
Os moradores que perderam a ação desta manhã, ainda hoje, das 17h às 20h, tem "Tô na Praça" no mesmo ponto de encontro, com aula de dança, atividades esportivas, recreação e entretenimento infantil. As próximas edições já foram divulgadas, será dia 16 de setembro na Aerolândia e no dia 23 de setembro em Vila Velha.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.