orla da capital

2ª edição do Domingo em Família movimenta Aterro de Iracema

A ação ofereceu uma programação especial voltada para as famílias, com atividades infantis, oficinas e atrações musicais

O Domingo em Família faz parte do calendário da Praia de Iracema e acontece todo último domingo do mês ( Foto: José Leomar )
21:17 · 26.08.2018 / atualizado às 22:15

A Avenida Beira-Mar tem sido o local escolhido pela estudante Letícia Lima, 16, para “recarregar as energias” antes de reiniciar mais uma semana de aulas. A jovem conta que todo domingo sai de Messejana, bairro onde mora, para o Aterro de Iracema “em busca de um domingo tranquilo, em paz e com contato com a natureza”. Hoje (26), porém, ela se surpreendeu com a diversidade de atividades que aconteceu ao longo do percurso entre a Estátua Iracema Guardião e a Capela São Pedro. A programação integra a 2ª edição do Domingo em Família.

Com parte da Avenida Beira-Mar bloqueada pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) desde as 16 horas, a ação ofereceu uma programação gratuita especial voltada para as famílias, com atividades infantis, oficinas e atrações musicais. Das 16 às 20 horas, foram oferecidas oficinas de dança e gesso, castelo inflável, cama elástica, pintura facial, escultura em balões e interação com palhaço.

“É uma grata surpresa. A praia fica ainda mais povoada e, consequentemente, com mais policiamento. A cidade precisa disso, ser ocupada pelas famílias”, conta Eder Simões, que trouxe suas duas filhas de 8 e 10 anos para andarem de patins da Orla. “Aproveitei e coloquei as meninas para brincarem no pula-pula e pintarem o rosto. A tinta, a essa altura, já saiu com tanto suor, elas estão se divertindo bastante e a gente consequentemente fica feliz também”, brinca o servidor público.

A Usina de Sonhos e Escola de Música (USEM) apresentou a banda de música e o coral Intergeracional “Eu, Tu, nós, vozes”. Para o público adulto, show musical com o Programa Flashback Alternativa, com atrações dos DJs Roger Oliver, Aroudo, Cambota, e o grupo The Funtles com apresentação de dança. A estudante Vitória Saraiva, 16, também cita a segurança como ponto positivo da ação. Ela externa que se sente mais “a vontade para aproveitar a praia quando se tem mais policiais”. Vitória foi uma das que assistiu a apresentação dos alunos da oficina de Jazz Arte em Movimento.

Após a 1ª edição do “Domingo em Família”, que aconteceu em julho durante o Férias na Praia de Iracema em caráter de teste, o projeto foi incluído no calendário e passa a acontecer todo último domingo do mês. A iniciativa, que faz parte do plano colaborativo da Praia de Iracema, é uma ação do Instituto Iracema e Prefeitura de Fortaleza. “Tomara que dê certo. Torço para que cada edição tenha ainda mais atividades diversificadas e gratuitas”, anseia a professor Maria Clara de Lurdes, 39.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.