copa do mundo

O que abre e fecha nos jogos do Brasil

Algumas instituições públicas, universidades, Governo do estado e Prefeitura funcionarão somente a partir do término do jogo

No caso das lojas de rua, fica a critério do lojista fazer acordo com os funcionários decretando folga, ponto facultativo ou funcionamento normal ( Foto: José Leomar )
01:00 · 21.06.2018 / atualizado às 12:56

Para além de dar um jeitinho de assistir ao jogo da Seleção na hora do expediente, muita gente vai ter folga na manhã desta sexta-feira (22) para acompanhar a segunda partida do Brasil pela fase de grupos da Copa do Mundo 2018. Algumas instituições públicas, universidades, Governo do estado e Prefeitura funcionarão somente a partir do término do jogo.

O expediente nos órgãos e entidades da administração pública do Município de Fortaleza será das 13h às 17, quando os jogos se realizarem às 9h, das 8h às 12h, quando os jogos se realizarem às 15h e ponto facultativo nos dias em que os jogos ocorrerem às 11h ou 12h. O expediente no Governo do Estado acontecerá das 14h às 18h, quando os jogos se realizarem às 9h, das 8h às 13h, quando os jogos se realizarem às 15h e também adotará ponto facultativo nos dias em que os jogos ocorrerem às 11h ou 12h. Serviços de assistência de saúde de urgência e emergência, limpeza não serão afetados com o decreto.

De acordo com decreto do Banco Central e informações do Sindicato dos Bancários do Ceará, todas as agências bancárias vão abrir, para partidas às 9h, entre as 13h e as 17h, e para partidas às 11h, das 8h30 às 10h30 e das 14h às 16h. Quando os jogos forem à tarde (15h), as agências abrem das 9h às 13h.

Supermercados

Supermercados também terão funcionamento diferente. As lojas fecharão sempre meia hora antes do início da partida e abrirão meia hora depois do término, contabilizando prorrogação e pênaltis.

No caso das lojas de rua, fica a critério do lojista fazer acordo com os funcionários decretando folga, ponto facultativo ou funcionamento normal. Nas lojas da Avenida Monsenhor Tabosa, por exemplo, funcionarão somente a partir do meio dia na sexta-feira (22). Já no dia 27 (quarta), as lojas devem fechar as portas às 13h30.

O campus da Universidade de Fortaleza (Unifor), inclusive as exposições de arte e ginásios, também estarão fechados durante todo o dia 22. A 23ª Unidade do Juizado Especial Cível de Fortaleza, localizada no campus, também terá as atividades suspensas em razão do fechamento da instituição. As 9ª e 21ª unidades, localizadas nas faculdades Sete de Setembro (FA7) e Farias Brito, também suspenderão as atividades pela mesma razão.

Shoppings

O shopping Iguatemi terá esquema especial de funcionamento. Lojas e quiosques funcionam normalmente de 10h às 22h, sendo facultativo de 10h às 11h30. As praças de alimentação funcionam em horário normal.
Nos shoppings da rede RioMar, nos bairros Papicu e Presidente Kennedy, as lojas vão abrir 30 minutos após o término da partida do Brasil. Haverá telões com transmissão do jogo nas praças de alimentação.

Metrô

A Cia Cearense de Transportes Metropolitanos comunica que haverá um esquema especial deoperação das linhas nos dias de jogos do Brasil, começando na próxima sexta-feira (22/6).
A operação das linhas será interrompida meia hora antes do início da partida, e será retomada meia hora após o encerramento. Esta medida será aplicada em todos os jogos da Seleção Brasileira, realizados de segunda a sábado.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.