alberto sá/ via expressa

Novo túnel ligará bairro Parangaba ao Mucuripe

O equipamento terá cerca de 460m de comprimento, 80m de área coberta e trará agilidade para a região

01:00 · 07.12.2017 / atualizado às 20:54 por Patrício Lima - Repórter

As obras da construção do novo túnel na Alberto Sá sob a Av. Almirante Henrique Sabóia, a Via Expressa, serão iniciadas no próximo dia 15. A intervenção faz parte de um pacote de ações realizadas pela Prefeitura de Fortaleza para a implantação do corredor expresso de ônibus Parangaba/Papicu, que irá permitir a interligação dos bairros Mucuripe e Parangaba.

O novo túnel terá cerca de 460m de comprimento, 80m de área coberta e trará mais agilidade para a região, com a eliminação de quatro semáforos existentes no cruzamento da Via expressa com a Rua Tavares Coutinho, permitindo o acesso expresso do transporte coletivo.

Além desse equipamento, um outro túnel já está em construção na Via Expressa. As obras deste, que começaram em julho de 2017, correspondem à construção um túnel Longitudinal sob a Av. Almirante Henrique Sabóia, no trecho compreendido entre as avenidas Padre Antônio Tomás e Santos Dumont. As duas obras são orçadas em R$ 67 milhões, As duas obras têm previsão de entrega para dezembro de 2018 e maio de 2019,

Segundo Manuela Nogueira, titular da Seinf, com a conclusão das obras dos dois túneis, o corredor expresso Parangaba/Papicu alcançará cerca de 70% de execução do projeto inicial. "Quando concluído, o túnel longitudinal terá 370m de comprimento, sendo 74m de cobertura. O novo equipamento irá possibilitar mais agilidade no tráfego, sem interferências naquele cruzamento, permitindo a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Com isso, finalmente, a Via Expressa será um corredor expresso, sem paradas", destaca a gestora.

Alterações

Algumas vias da região terão o fluxo afetado por conta das obras do novo túnel da Alberto Saboia. As alterações acontecem nos dias 13, 14 e 15 de dezembro. A partir do dia 13 de dezembro, A Rua Prof. Silas Ribeiro e a Rua Eduardo Sabóia, entre a Av. Eng. Santana Júnior e a Rua Valdetário Mota, terão seus sentidos de circulação invertidos. Por conta da alteração, agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) estarão no local para prestar auxílio.

A Rua Paulo Moraes, entre Av. Eng. Santana Júnior e a Rua Valdetário Mota, também passará por mudanças, com implantação de sentido único (oeste/leste). Já partir do dia 15 de dezembro, a Av. Eng. Alberto Sá estará bloqueada entre a Av. Eng. Santana Júnior e a Av. Almirante Henrique Saboia, para viabilizar as obras de construção do novo túnel. A Rua Doutor Aloísio Mamede, entre as ruas Tavares Coutinho e a Via Expressa, passará a operar com sentido único de circulação norte/sul.

Semáforos

Para viabilizar as alterações no tráfego da região, será necessário a implantação de três novos semáforos nas seguintes vias: Rua Eduardo Saboia com Av. Eng. Santana Júnior; Des. Lauro Nogueira com Av. Eng. Santana Júnior e Via Expressa com Dr. José Lino.

Os semáforos do cruzamento da Avenida dos Jangadeiros com Prof. Sila Ribeiro e Prof. Sila Ribeiro com Engenheiro Santana Júnior terão suas programações alteradas. Devido à mudança de sentido das ruas Eduardo Sabóia e Prof. Silas Ribeiro, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) também terá de realizará o desvio de vinte linhas de ônibus no entorno da região.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.