Porto do Mucuripe

Navio-Patrulha abre para visitação gratuita

Com mais de 90 metros de comprimento, o equipamento conta com visitação guiada neste fim de semana

01:00 · 18.08.2018
Image-0-Artigo-2441650-1
O navio abriu para visitação gratuita na tarde desta sexta-feira e também vai estar funcionar sábado (18) e domingo (19) ( FOTO: HELENE SANTOS )

Já de baixo, o Navio-Patrulha Oceânico "APA" é de encher os olhos. Grande, de cor cinza, contrasta e abrilhanta ainda mais o mar que se move sob o sol do Porto do Mucuripe. Atracado desde o dia 15 de agosto, o Navio abriu para visitação gratuita na tarde desta sexta-feira (17), das 13h30 às 17h30, e também vai estar aberto sábado (18) e domingo (19), no mesmo horário. De acordo com o CGM Madson, capitão dos Portos, o horário de visitação pode aumentar caso o estipulado não atenda a demanda de visitantes. O roteiro é feito pela própria tripulação do navio.

A parada na capital cearense faz parte do roteiro para chegar à cidade de Cartagena, na Colômbia, onde acontecerá a Operação UNITAS-LIX, com a participação de diversas Marinhas que mantém amizade com o Brasil. O evento é anual e, até chegar lá, levarão dois meses.

Nesse período, o Navio também atracará em Belém, no Pará, e em Recife, no estado de Pernambuco. "Vão ter condições de ver um navio de guerra, militar, é uma oportunidade de disseminar o que a gente faz", relata o CGM Madson. Com 90,5 metros de comprimento e 13,5 metros de largura, o navio foi adquirido pela Marinha do Brasil há cinco anos, e atualmente está subordinado ao Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste, no Rio de Janeiro. "O APA tem as dimensões ideais para fazer uma patrulha à distância. Antes, quando precisávamos fazer patrulha nas áreas de plataformas, utilizávamos um navio mais caro. Com esse tipo de navio, não é necessário. Ele é muito versátil, cruza o oceano com muita facilidade, já foi até ao Líbano", explica o CGM.

Atrações

Uma das características que devem encantar o público é a presença de uma aeronave militar, que está embarcada no navio. O helicóptero, posicionado logo na entra do navio, poderá ser visto de perto pelos visitantes.

A Capitania dos Portos proporcionará, domingo, uma visita guiada aos alunos de uma escola pública situada em Quiterianópolis, no interior do Ceará. A escola de Ensino Infantil e Fundamental Anízio Frota realizou homenagens à Marinha em junho do ano passado, em comemoração aos 153 anos da Batalha Naval do Riachuelo, o que sensibilizou os militares.

"São crianças que não conhecem o mar. Agora imagine conhecer além do mar, o navio da Marinha. Eles estão bem empolgados e essa é a principal programação. Queremos mostrar que eles podem servir à nossa Marinha, futuramente", declara o capitão dos Portos.

Além da visita ao Navio, os alunos, que moram há mais de 400km da capital e chegaram quinta-feira (16), terão a oportunidade de conhecer as dependências da Capitania dos Portos e da Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará.

Atividades

Outra atividade pontuada pelo CGM Madson para as crianças foi o passeio de barco pela Beira- Mar, sábado, ocasião em que muitos terão a chance de ver e sentir, pela primeira vez na vida, as águas do mar. Um roteiro cultural também está incluso, como uma visita ao Museu da Fotografia. Também será ministrada palestra sobre "Como ingressar na Marinha", para que, segundo o Capitão, "os alunos possam ver que é possível fazer parte dela. Queremos nos aproximar das crianças e dos jovens", afirma.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.