convergência

Música e tecnologia marcam a abertura do Mundo Unifor

Na primeira noite do evento, o destaque ficou por conta do show de Marcelo Jeneci e da palestra de Sílvio Meira

01:00 · 17.10.2017
Image-0-Artigo-2311778-1
O cantor e compositor paulista, Marcelo Jeneci apresentou seus sucessos em um show intimista no primeira dia do Mundo Unifor ( FOTO: KID JÚNIOR )

Foi dada largada para a 8ª edição do Mundo Unifor, evento no qual a Universidade une forças para a convergência de conhecimento que, neste ano, tem como tema "As artes do pensamento em tempos de mudanças. Na primeira noite de encontro, realizada ontem (16), o destaque ficou por conta do show do cantor e compositor paulista, Marcelo Jeneci e da palestra de Sílvio Meira, PhD em Computação e presidente do conselho do Porto Digital de Recife.

Para Marcelo Jeneci, que apresentou seus sucessos em um show intimista no evento, o Mundo Unifor carrega um papel decisivo na construção de novas ideias e na quebra de patentes, ao problematizar e interagir diversas áreas do conhecimento. "Estamos aqui emergindo em ciência, tecnologia, arte e cultura. É a ponta da lança que precisamos para um futuro melhor, que estamos em busca. Espero que todos que estejam participando peguem um pouquinho do espírito do que está sendo discutido que, com certeza, fará toda a diferença", destaca o artista, que reuniu centenas de pessoas no seu show, realizado no Pátio Central da Biblioteca da Unifor.

Já o pesquisador Sílvio Meira, que palestrou logo após o show de Jeneci, ressaltou em sua fala os sinais do futuro imediato e sua relação da tecnologia nos ambientes de trabalho e no dia a dia das pessoas, devido à transformação e transições digitais. "Estamos em um processo de mudança constante nesse sentido. São aplicativos, softwares e tecnologias que transforma a forma de consumir e oferecer algo. Nessas redes autônomas, a contribuição das pessoas é totalmente diferente do que era realizado até pouco tempo", afirma.

Plataformas

O professor lembra ainda que, em outros países, como os EUA, já estão sendo implantadas plataformas urbanas, a fim de mudar a mobilidade nas cidades. "Segundo pesquisas, a partir de 2030, por exemplo, 75% dos veículos terão algum tipo de tecnologia autônoma. Outro bom exemplo desse avanço tecnológico são as vendas via internet. No Brasil, representa 4% do que é vendido no varejo, mas já temos perspectivas de que esse número na próxima década já possa chegar a 50% dos total".

O Mundo Unifor segue até o dia 21 de outubro, no campus da Universidade de Fortaleza e trará grandes expoentes de diversas áreas do conhecimento como Márcia Tiburi, Contardo Calligaris e Sérgio Abranches. Na programação Cultural, o Mundo Unifor realiza mais uma edição da Unifor Plástica, que neste ano homenageia o cearense Sérvulo Esmeraldo, e do Prêmio de Literatura Unifor, além de estar com visitação aberta para a mostra "Antonio Bandeira: um abstracionista amigo da vida". A performance poética de Arnaldo Antunes fecha o evento.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.