Ampliação

Museu da Imagem ganhará um anexo

01:00 · 05.06.2018
Image-0-Artigo-2409300-1
A casa-museu continuará ativa, servindo como espaço para atividades da programação ( FOTO: FELIPE ABUD )

O Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE) deve ganhar, até o fim do próximo ano, um novo edifício, que funcionará como anexo da casa principal do equipamento, atualmente em obras de restauração. O governador do Ceará, Camilo Santana, assinará a ordem de serviço para início da construção nesta quarta-feira (6). O investimento total do novo MIS e da reforma no imóvel onde funciona o museu é de R$ 15 milhões.

A expectativa é que, com a obra de restauro e a ampliação do espaço do MIS, o equipamento cultural seja capaz de receber exposições e abrigar os mais de 160 mil itens pertencentes ao seu acervo, formado por discos, fotos, filmes, VHS e DVD. O Novo MIS abrigará uma biblioteca, sala de pesquisa, auditório, salas multiuso, salas de pesquisa e um café. A casa-museu, por sua vez, continuará ativa, servindo como espaço para atividades da programação.

A casa será toda reformada, com novas instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias. Toda a coberta será trocada e o MIS ganhará uma nova iluminação na fachada e na parte interna. De acordo com o diretor do museu, Xico Aragão, após a reforma da casa-museu - com trabalhos previstos para durarem seis meses - pelo menos três exposições serão lançadas: uma com o acervo histórico do compositor Humberto Teixeira, uma exposição do fotógrafo Sebastião Salgado e a terceira contando a história do próprio equipamento.

A expectativa, ainda segundo Aragão, é que o novo MIS atraia novos visitantes, especialmente os turistas. "Estamos no Meireles, próximo da orla, então é uma localização potencialmente turística", comenta.

Memória

O Museu da Imagem e do Som do Ceará, vinculado à Secretaria da Cultura (Secult), é responsável, desde sua fundação, pela preservação, difusão e pesquisa da memória audiovisual do Estado. Inaugurado em 1980 e instalado no subsolo do prédio da Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel, foi reestruturado em 1996 em sua sede atual, na avenida Barão de Studart, 410. A casa que hoje abriga o MIS-CE foi projetada pelo arquiteto José Barros Maia (Mainha) para ser residência do Senador Fausto Augusto Borges Cabral.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.