Penúltimo dia

Mundo Unifor: poesia e música são destaques

O cantor, compositor e poeta Arnaldo Antunes realizou uma performance artística no Teatro Celina Queiroz

01:00 · 21.10.2017
Image-0-Artigo-2314063-1
Arnaldo suscitou do público um exercício de interpretação e levantou debates como a mitificação do corpo e suas amarras na sociedade ( FOTO: KID JÚNIOR )

Em sua reta final, o Mundo Unifor teve como destaque no penúltimo dia de evento, nesta sexta-feira, poesia e música. Todas as atenções foram para o protagonista do dia, o cantor, compositor e poeta, Arnaldo Antunes. O artista realizou uma performance no Teatro Celina Queiroz e reuniu grande público, misturando música, poesia e audiovisual. A noite contou ainda com a apresentação da Camerata da Unifor e o Grupo Mirante de Teatro da Unifor, realizada na Praça Central do Campus.

Arnaldo suscitou do público um exercício de interpretação e levantou debates como a mitificação do corpo e suas amarras na sociedade. O artista também explorou inúmeras possibilidades rítmicas e entoativas da linguagem poética - fala, berra, canta, entoa ou sussurra seus poemas, acrescentando, com esses recursos vocais, múltiplas sugestões de sentidos que dialogam com os poemas em si.

O artista usa também efeitos e processamentos de sua voz ao vivo, além de improvisar sobre algumas bases de vozes pré-gravadas. Em alguns momentos, Arnaldo sampleia sua própria voz, sequenciando várias camadas de loops, que se sobrepõem enquanto vão sendo executados.

O resultado são ambientes sonoros variados, nos quais a palavra protagoniza a cena. A artista plástica Márcia Xavier, sua parceria na apresentação, projeta ao vivo imagens que somam significados aos poemas.

Arnaldo Antunes também utiliza alguns objetos (um globo luminoso, fósforos, letras de metal, cartazes, etc) em sua ação, interagindo com cada um deles enquanto recita os poemas. Depois de uma semana de intensas atividades, entre palestras, shows e oficinas, a 8ª edição do Mundo Unifor encerra sua programação neste sábado, com o escritor e psicanalista Contardo Calligaris. Além de Arnaldo Antunes, nomes como Marcelo Jeneci, Marcia Tiburi e Sérgio Abranches participaram dos seis dias de evento.

Sob a temática "As Artes do Pensamento em Tempos de Mudanças", o Mundo Unifor 2017 traz reflexões pertinentes do cenário brasileiro redimensionadas para as discussões globais. A estrutura de anos anteriores de mega evento permanece, mas com foco na programação mais diversa e interdisciplinar.

Enquete 

Qual o poder da poesia?

"O de comunicar de uma forma que vai além da nossa linguagem. É a comunicação através da sensibilidade, da emoção e dos sentidos. Ela te convida para ir mais perto".

Rebeca Nóbrega Praxedes
Estudante de Psicologia

"A poesia toca naqueles que prestam atenção. Ela afunila os sentimentos de quem realmente se propõe a ouvi-la e senti-la. Quando ela se junta à música se torna mais intensa"

Levi Gadelha
Estudante de Publicidade

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.