Sistema verdes mares

Moradores da Cidade 2000 na expectativa pelo 'Tô na Praça'

Em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, o evento acontece neste sábado (18), das 16h às 19 horas

Moradores da Cidade 2000 e bairros adjacentes em clima de expectativa para a realização do segundo "Tô na Praça", do Sistema Verdes Mares, que acontece amanhã, na Praça Leon Onofre ( Foto: Thiago Gadelha )
00:00 · 17.02.2017 / atualizado às 07:57 · 18.02.2017

Entremeadas no espaço urbano, as praças são locais de encontro, convívio e vida em comunidade. Ir à praça é também mostrar que o bairro está vivo e pulsa de pessoas em busca de um local para exercitar a convivência com os outros ou o reencontro consigo mesmas. Para dar ainda mais força à ocupação desses locais, o projeto "Tô na Praça", realizado pelo Sistema Verdes Mares, continua com suas atividades, desta vez na Praça Leon Onofre, no bairro Cidade 2000.

Em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, o evento acontece neste sábado (18), das 16h às 19h. A praça escolhida para esta edição do "Tô na Praça" localiza-se na Avenida dos Flamboyants. Este será o segundo sábado com atividades do projeto, que deve visitar um total de 40 logradouros do tipo em Fortaleza.

A ocasião dará oportunidade aos moradores da região de usufruirem de programação cultural e atividades de lazer e entretenimento. Além disso, profissionais que já exercem atividades no bairro também participarão, promovendo aulas de dança, atividades esportivas e momentos lúdicos, evidenciando os talentos da comunidade e tornando os próprios moradores protagonistas do momento de convívio.

Um dos convidados do evento é Artur Lima, de 46 anos, morador do bairro e que dá vida ao Palhaço Tutu. "Quando me ligaram para participar, eu nem pensei duas vezes, aceitei na mesma hora. A minha obrigação como morador é fazer algo pela minha comunidade", disse.

Lazer

Ele destaca ainda a importância em oferecer aos mais jovens do bairro um momento de lazer diferenciado. "As crianças têm a oportunidade de fazer algo diferente do que fazem todo dia. Elas podem largar os celulares e brincar como antigamente. Eu adoro resgatar as brincadeiras de criança. O ponto alto do evento é justamente mostrar para os jovens que, através de um projeto social para a comunidade, você pode mudar o seu pensamento", opina Artur Lima.

Ritmo

Quem também estará presente na ação é o Projeto Saúde na Praça, que já atua em outros pontos da cidade, como os bairros José Walter e Itaperi, levando aulas de zumba, ritmos e fitness. O coordenador do projeto, Robson Souza, vê a ação como uma maneira de diminuir a criminalidade nos bairros, por meio da ocupação do espaço público.

"Temos visto o exemplo nas praças em que damos aulas. Lá no José Walter, por exemplo, tínhamos jovens utilizando drogas naqueles espaços, mas quando passamos a frequentar, o índice de criminalidade praticamente zerou", afirma.

O "Tô na Praça" continuará aos sábados, entre os meses de fevereiro e novembro, com o objetivo de levar as famílias para usufruírem de uma área de lazer perto de casa e aproximá-las daqueles que, de alguma forma, contribuem para o desenvolvimento socioeconômico do local.

Visitas

40

Logradouros devem ser visitados pelo projeto "Tô na Praça", uma parceria entre a Prefeitura e o Sistema Verdes Mares, de fevereiro a novembro

Projeto Tô na Praça
Sábado (18), das 16h às 19h
Local: Praça Leon Onofre
Avenida dos Flamboyants
Bairro: Cidade 2000
Programação gratuita

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.