um ano

Missa homenageia o Chanceler Airton Queiroz

Celebração foi realizada no Altar Votivo, no Campus da Unifor, em memória da trajetória do empresário cearense

O ato litúrgico foi realizado no Altar Votivo do Campus da Unifor, como celebrante o padre Sales, do Santuário Nossa Senhora da Assunção ( FOTO: KID JÚNIOR )
01:00 · 29.06.2018 / atualizado às 01:26

A Universidade de Fortaleza (Unifor) foi palco da Missa de um ano da partida do Chanceler Airton Queiroz - o qual esteve a frente da Instituição durante 35 anos. Na noite de ontem (28), a celebração em sua homenagem reuniu familiares, amigos e colaboradores da Fundação Edson Queiroz, que destacaram as lembranças e a importância do empresário como um legado a ser considerado no Ceará.

O ato litúrgico iniciou-se às 18h e foi realizado especialmente no Altar Votivo do Campus da Universidade, tendo como celebrante o padre Sales, do Santuário Nossa Senhora da Assunção, da Barra do Ceará. No início da cerimônia, o religioso ressaltou que o encontro com Cristo foi organizado para celebrar não a morte, "mas a vida plena do nosso querido irmão Dr. Airton Queiroz. Saudade, sim, tristeza, não", declarou o padre Sales.

Com o apoio da Camerata da Unifor - que participou de toda a celebração entoando cânticos - a cerimônia relembrou a história de sucesso do Chanceler. O amor pelas artes e pela natureza, bem como sua responsabilidade social foram ressignificados em uma pequena passagem, escrita por ele, e anexada ao livrinho entregue aos presentes.

"Imagino o destino como uma orquídea. É preciso cuidado para vê-la florescer e paciência até que possamos admirar sua beleza na totalidade. Não se questiona a natureza das coisas. Nós devemos vivê-las sobre o solo seguro de nossas ações", escreveu Airton Queiroz.

Presença

Após a leitura do Evangelho, o padre Sales lembrou que o Cristão não celebra a morte, mas a vida. "Repito que estamos aqui celebrando a vida do nosso querido Dr. Airton Queiroz. Como Dr. Airton nos comunica sua presença? Olhamos para a Unifor e ela nos faz lembrar e sentir sua presença. Essa presença viva nos dá força e coragem de continuar a missão dada por ele", pontuou o padre Sales.

Durante a Oração dos Fiéis, momento no qual familiares e amigos participaram fazendo preces em memória do Chanceler, a presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz Rocha, gratificou a convivência com o irmão. "Agradeço a oportunidade pelo convívio e os anos frutuosos que o tivemos em nosso seio familiar", externou.

O atual Chanceler da Unifor e filho de Airton Queiroz, Edson Queiroz Neto, considerou-o como dois grandes exemplos, enquanto pai e mentor. "Como pai, atencioso e um grande incentivador de sonhos. Como líder, visionário e entusiasta da melhoria das condições de vida na região. Lutou incansavelmente para garantir que seus projetos não fossem apenas dele, mas de toda a população", disse.

O Chanceler Airton Queiroz faleceu em 2 de julho de 2017, com 70 anos; o legado deixado, porém, continua para sempre.

          falas

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.