Clima ameno

Mínima na Capital pode chegar a 22º em julho

01:00 · 14.07.2018

Temperaturas mais amenas e com leve sensação de frio, especialmente no início da manhã, vêm chamando atenção dos fortalezenses nos últimos dias. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), os meses de junho e julho são os mais frios do Estado, em decorrência do inverno que ocorre neste período no Hemisfério Sul.

Na última semana, as menores temperaturas observadas na capital cearense ficaram entre 22,3 °C, na última quarta-feira (11) 23,3° C, nesta sexta-feira (13). Em todos os dias, o observado foi registrado entre 6 h e 8 h da manhã.

De acordo com o meteorologista da Funceme, David Ferran, as temperaturas mínimas típicas ao mês de julho em Fortaleza são de 22,7 ° C. Na próxima semana, conforme aponta, a tendência é que as mínimas continuem entre 22° e 23° e as máximas fiquem em torno de 31° ou 32° graus, observados geralmente entre 13h e 14h do dia.

"Embora aqui estejamos próximos à linha do Equador o inverno no Hemisfério Sul gera para nós uma diferença de 1 ° C a 1,5 °C em relação aos meses mais quentes do ano, de dezembro à fevereiro. No Sul do Brasil, essa variação chega a uma média de 10 °C", esclarece Ferran.

Associado a isso, a sensação térmica pode trazer ainda mais amenidade à Capital em virtude da incidência dos ventos, que já são mais fortes nesta época, em relação aos meses do início do ano. "Em junho e julho já começa a ter um aumento gradativo dos ventos e associado a diminuição da temperatura característica neste período temos essa menor sensação de calor", destaca o meteorologista da Funceme.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.