Metrô do Cariri é inaugurado - Cidade - Diário do Nordeste

PRIMEIRA ETAPA

Metrô do Cariri é inaugurado

03:07 · 02.12.2009
( )
Parte da solenidade ocorreu no Crato e a outra, em Juazeiro do Norte. População se mostra bastante ansiosa

Crato O Governo do Estado do Ceará entregou, ontem, à população do Cariri, a primeira etapa das obras do Metrô do Cariri, que ligará as cidades de Juazeiro do Norte e Crato. Foram inaugurados 13,6 quilômetros de extensão da linha e apenas três estações de passageiros, uma em Crato e duas em Juazeiro. As outras seis, de acordo com o presidente da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), Rômulo Forte, serão concluídas dentro de dois meses.

Marcada para as 19h30, a solenidade só começou uma hora depois, com o descerramento da placa inaugural na estação de passageiros do Crato. Mas o atraso não afastou a multidão do largo da estação.

Com 93 anos de idade, a aposentada Vicência Agostinho compareceu à solenidade para relembrar uma emoção vivida há 83 anos: a chegada do primeiro trem ao Cariri, em 1926. Ela tinha nove anos de idade quando a velha "Maria Fumaça" chegou ao Crato.

"Era um bicho barulhento que botava fogo até pelas ventas". Dona Vicência acrescentou que o trem de hoje nem parece com o de antigamente. "Este aí é bonito e tranquilo".

Depois do ato inaugural, o trem conduziu a comitiva governamental para Juazeiro do Norte, onde teve prosseguimento a segunda etapa da inauguração. Em nome dos prefeitos da região, falou o chefe do Executivo de Juazeiro, Manoel Santana, destacando a importância do Metrô do Cariri para a região.

Requalificação

O Metrô do Cariri faz parte de um conjunto de ações do Governo do Ceará visando à requalificação do transporte ferroviário de passageiros em municípios do Interior, segundo o governador Cid Gomes.

No período para a conclusão das outras seis estações, não serão cobradas passagens. É a chamada "Operação Branca", que, segundo o Metrofor, "é uma fase de adaptação durante a qual serão verificados o desempenho dos equipamentos e a adaptação dos funcionários e da população ao novo serviço".

As oficinas já estão com os serviços de terraplenagem prontos e iniciadas as fundações. Depois de concluída essa fase, o metrô entra finalmente na operação completa, circulando de 5h30 às 22h30, com 38 viagens em cada sentido, num total de 76 viagens por dia.

ANTÔNIO VICELMO
REPÓRTER