aniversário

Memorial é entregue aos fortalezenses

O espaço conta com quatro salas com exposições das obras pertencentes ao acervo de arte do Município

Na ocasião, foi realizada a entrega da Medalha Iracema à jornalista Adísia Sá, ao arquiteto LiberaI de Castro e ao músico Raimundo Fagner ( Foto: Saulo Roberto )
01:00 · 14.04.2018 por João Lima Neto - Repórter

No aniversário de 292 anos de Fortaleza, a prefeitura deu um novo presente aos fortalezenses. Na manhã de ontem, o prefeito Roberto Cláudio inaugurou, acompanhado de ex-gestores da Capital, o Memorial do Paço. O espaço no andar térreo do Palácio do Bispo, que abriga a galeria de ex-prefeitos e ex-prefeitas da Capital, além da exposição de acervo de obras de arte pertencentes ao Município. Na solenidade também foi realizada a entrega da Medalha Iracema a jornalista e professora Adísia Sá, ao arquiteto e professor LiberaI de Castro, e o cantor e compositor Raimundo Fagner.

"Um momento de alegria. O Paço abre as portas para nos receber e acima de tudo a coletividade. Existem pessoas aqui anônimas que vieram para esse momento. Não estão em busca de serem citadas, mas de estar presente e guardar o momento na memória. Todo o Ceará sabe quem nós somos", declarou a jornalista Adísia Sá.

O Memorial do Paço conta com quatro salas com exposições das obras pertencentes ao acervo de arte do Município, troféus e premiações concedidos à Prefeitura e pinturas que retratam os ex-prefeitos da Capital cearense. Em duas salas, Espaço Heloísa Juaçaba e Espaço Bispo Manuel da Silva Gomes, ficarão expostas 20 obras do acervo de artes da Prefeitura de Fortaleza.

Entre gravuras, pinturas e esculturas, apresentam-se obras dos seguintes artistas: Afonso Lopes, Aldemir Martins, Aldírio Ribeiro, Arthur Luiz Piza, Barrica, Bernardo Cid, Cláudio Tozzi, Descartes Gadelha, Eduardo Eloy, Francisco de Almeida, Heloísa Juaçaba, Lira Juraci, Raimundo Cela, Renina Katz, Roberto Galvão, Sebastião de Paula, Sérvulo Esmeraldo, Sinhá d'Amora, Vicente Leite, Zé Pinto e Zenon Barreto.

No Espaço Manuel Francês, em outra sala do Paço Municipal, estão expostas 43 pinturas realizadas pelo artista plástico Ernane Pereira, retratando todos os prefeitos de Fortaleza durante o período republicano, desde o capitão José Freire Bezerril Fontenelle até o atual prefeito, Roberto Cláudio. Em outro espaço, a Sala Documental, estão exibidos os troféus, certificados e premiações concedidos à Prefeitura de Fortaleza.

Visitação

O memorial está aberto para a visitação do público na primeira edição da Ciclofaixa Cultural, nesse domingo (15), das 8h às 11h. A atividade, integrante da programação especial em comemoração ao aniversário de Fortaleza, permitirá aos visitantes conhecer os espaços recém-abertos e outros equipamentos culturais do Centro da Cidade, como a Casa Barão de Camocim, Casa de Juvenal Galeno, o Forte de Nossa Senhora de Assunção, entre outros. Ao longo da semana, a visitação ficará aberta de terça a sexta-feira, das 8h às 17h.

Os visitantes podem ainda contar com um novo sistema de visita interativo ao Paço Municipal de Fortaleza. Desenvolvido pela Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), o aplicativo dá a população acesso a todas as informações do Palácio João Brígido. Para utilizar a ferramenta, o usuário deve baixar o aplicativo em um smartphone ou tablet e realizar um cadastro.

"Ser parte de Fortaleza não é só consequência de ter nascido aqui. Precisamos de identidade, independentemente de definições políticas, partidárias e ideológicas. São três influenciadores e formadores de opinião que unem Fortaleza com seus talentos", destacou o prefeito. Durante o evento, o cantor Raimundo Fagner realizou um pocket show aos presentes.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.