Preservação

Meio Ambiente: Minuta do Projeto Orla de Fortaleza será entregue hoje

00:00 · 05.06.2018 / atualizado às 00:35
Image-0-Artigo-2409290-1
A programação para o Dia Mundial do Meio Ambiente inclui atividades voltadas para a educação ambiental, palestras e limpeza de praia ( FOTO: SAULO ROBERTO )

Preservar o meio ambiente e promover a conscientização a respeito desse tema é necessário em todos os dias. É hoje (5), porém, que a Organização das Nações Unidas (ONU) marca o Dia Mundial do Meio Ambiente, com o tema "#AcabeComAPoluiçãoPlástica" em 2018. Em meio às diferentes programações que acontecem em Fortaleza alusivas à data, será entregue a Minuta do Projeto Orla de Fortaleza.

"O documento trabalha a inovação, ordenamento e participação da população em todo o processo de atualização. Vale ressaltar que Fortaleza é a primeira capital do país a revisar o documento que faz parte do Plano de Gestão Integrada da Orla do Município de Fortaleza (PGI). Suas ações buscam o ordenamento dos espaços litorâneos, com ações voltadas ao uso sustentável dos recursos naturais", afirma Águeda Muniz, titular da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma).

A programação da Semana do Meio Ambiente na Capital teve início na última sexta-feira (1º), e se estenderá até a próxima terça-feira (12). O principal objetivo, segundo a secretária, é fortalecer o engajamento da população nas ações de sensibilização e conscientização para o cuidado com o meio ambiente da cidade.

Para tal, a programação da Seuma inclui atividades voltadas para a educação ambiental, prática de plantio, palestras e limpeza de praia.

"Todo o cuidado com o meio ambiente é importante", afirma Águeda Muniz. "A responsabilidade compartilhada entre poder público e sociedade deve ser presente no dia a dia, para que ações desenvolvidas e implementadas pelo poder público possam ser recebidas, mantidas e acolhidas pela população, para que a cidade de Fortaleza possa sentir os resultados de suas importantes políticas públicas de sustentabilidade", explica.

Informativos

Complementando a série de atividades já previstas, a Inspetoria de Proteção Ambiental (Ipam) da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) promoverá ações em parques e no Zoológico Sargento Prata nesta terça-feira (5). Nesses espaços, serão distribuídos informativos sobre os cuidados com o meio ambiente, indicando os endereços dos Ecopontos em Fortaleza.

No momento de distribuição do material, também será proposta uma abordagem específica para crianças. "Além dessas ações voltadas para os adultos, levaremos para as crianças que estiverem visitando o zoológico cartilhas para pintura com temáticas voltadas para o meio ambiente", destaca Nazareth Brandão, subinspetora da GMF.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.