Mauc prevê ações ainda neste ano

01:00 · 04.09.2018

A preocupação em garantir a conservação das 7 mil obras (com destaque para as coleções de Arte Popular e Artes Plásticas) de acervo é uma constante para o Museu de Artes da Universidade Federal do Ceará (Mauc). Já estão previstas ações de manutenção preventiva neste semestre. A última pequena reforma do Mauc aconteceu ainda em 2017, quando foi trocado todo o sistema de refrigeração. Em 2009, foi realizada uma reforma geral da cúpula do prédio, com reparos estruturais e elétricos, segundo informou a assessoria da instituição federal.

"O Mauc conta com plano museológico, onde consta detalhamento de todos os procedimentos necessários à preservação da integridade do prédio, do acervo e das pessoas, tanto servidores quanto visitantes", diz nota oficial. "Além disso, a Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental, em articulação com a Pró-Reitoria de Planejamento e Administração, dispõe de um plano de manutenção permanente para toda a Universidade e alguns locais exigem atenção especial, como é o caso do museu".

> Equipamentos culturais esperam execução de plano contra incêndio

> Diretor do museu alerta para risco de incêndio

> Milhares  de peças cearenses perdidas

> Edificações antigas não são monitoradas pelos Bombeiros

A reforma prevista para esse semestre dará conta da cúpula de uma das salas do equipamento. Mas a obra ainda está em processo de licitação. A respeito do orçamento, a nota especificou apenas que "a manutenção do equipamento está incluída no orçamento geral da Universidade. Todas as demandas do Mauc são encaminhadas à Reitoria, que aciona os setores competentes", explica a assessoria.

Vigilância

A Universidade garantiu que o Museu conta com "vigilância 24 horas por dia" e que "os servidores passam por treinamento para prevenção de incêndio". Agora mesmo uma nova turma estaria sendo encaminhada por uma divisão da UFC ligada a projetos e que cuida especificamente dessa parte da segurança, segundo a assessoria da instituição. (Colaborou: Roberta Souza).

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.