Maracatu Vozes d’África comemora vitória na avenida - Cidade - Diário do Nordeste

Carnaval de Rua 2003

Maracatu Vozes d’África comemora vitória na avenida

01:23 · 17.03.2003
Os integrantes do Maracatu campeão do Carnaval de Rua 2003 realizaram ontem uma grande festa pela vitória ( Miguel Portela )
O Maracatu Vozes d’África venceu o Carnaval 2003 em Fortaleza. Ontem o dia foi de festa entre os passistas, que cantaram a loa nota dez “Leve os meus sonhos nos braços da calunga” por diversas vezes, na festa no Bacubar. Além do prêmio recebido da Federação das Agremiações Carnavalescas, o Vozes d’África ofereceu troféus para destaques como a rainha e o balaio, também nota dez na avenida. Os três quesitos há três anos mantêm nota máxima para a agremiação dez vezes vencedora em 23 anos de existência.

Outra homenagem merecida foi para a costureira Luizete Maria da Costa Correa. Ela, praticamente, se mudou para a sede do maracatu por 15 dias para aprontar a maior parte das 250 fantasias que garantiram a beleza do desfile. “É importante saber que o sacrifício que a gente fez por amor foi recompensado”, comenta Luizete, que arranjou tempo para desfilar na ala das baianas.

Para o presidente do Vozes da África, Cláudio Correa, trata-se da vitória do talento e da criatividade. “Há anos nós reciclamos as fantasias porque a verba é muito pequena. Mas nossa proposta é levar a alegria deste maracatu arte e teatro, sem perder a originalidade”. Para Cláudio Correa, a sobrevivência dessa tradição tem sido garantida pelos brincantes. A dedicação já rendeu um prêmio de folclore na França, em 1997, e a viagens ao Paraguai, Uruguai, Argentina e Guiana Francesa.