Dragão do mar

Maloca contará com 444 agentes de segurança

A expectativa da organização é que, pelo menos, 100 mil pessoas circulem diariamente nos locais do evento

01:00 · 25.04.2018

Em sua 5ª edição, a Maloca Dragão começa nesta quarta-feira e se estende até domingo (29) com mais de 150 atrações de música, teatro, dança, cultura de rua, exposições de arte, cinema, feira de gastronomia, entre outras atrações. Para garantir a segurança de quem passar pelo local, ao todo, 420 policiais militares farão o patrulhamento durante todos os dias do evento. Equipes do Corpo de Bombeiros também estarão no local, sendo 24 soldados e quatro viaturas. Além disso, o festival contará com 166 homens de segurança privada.

O evento acontecerá em 26 espaços diferentes, que se concentrarão no Dragão do Mar e no seu entorno, como o Poço da Draga e a Rua dos Tabajaras. A expectativa da organização do festival é que pelo menos 100 mil pessoas circulem nesses locais diariamente.

Os 420 PMs farão o patrulhamento dos dias 26 a 29, das 18h às 4h. Serão 105 policiais por dia distribuídos em seis viaturas, três equipes de motos, duas quadras de cavalaria e 60 a pé, além de 8 oficiais. Os profissionais circularão em 14 locais do festival, entre palcos e teatros.

O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar agirá com intuito de prevenir incêndios durante todo o evento. A ideia, segundo declarou o Tenente Coronel Marinho, é dispor duas viaturas para esta finalidade. O CBPM também terá uma ambulância de prontidão dentro do Dragão do Mar.

Bloqueios

A Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) disponibilizará 32 agentes diariamente para fiscalizar o trânsito nos locais do evento. Alguns trechos ficarão permanentemente bloqueados durante os cinco dias de programação, são eles: pista esquerda da Avenida Almirante Jaceguai, no trecho compreendido entre a Av. Presidente Castelo Branco e a Rua José Avelino; José Avelino entre a Rua Bóris e a Av. Almirante Jaceguai; e a Rua Dragão do Mar, entre a Rua Almirante Tamandaré e Almirante Jaceguai. Além disso, a AMC coibirá os estacionamentos na Av. Almirante Jaceguai, entre as ruas José Avelino e Pessoa Anta.

Dias de show

Os fechamentos temporários serão somente para os dias de show (26 a 30), a partir das 18h até as 3h. Serão bloqueadas a Av. Almirante Jaceguai esquina com a Av. Presidente Castelo Branco, até a Av. Pessoa anta. Na Rua José Avelino, além do trecho fechado permanentemente, outro também será bloqueado, que será a distância entre a Avenida Almirante Jaceguai e a Rua Senador Almino; da mesma forma, acontece com a Rua Dragão do Mar.

A Rua dos Tabajaras, entre as ruas Historiador Guarino Alves e Av. Almirante Tamandaré, também estará fechada. No local, a AMC colocará um ponto de travessia para pedestres. "Provavelmente vamos fazer um redutor de velocidade no local com operadores de trânsito auxiliando nessa travessia para trazer maior segurança às pessoas que vão para o evento", explica o diretor de operações da AMC, Wellington Cartaxo.

Suspeitos

Além dos órgãos públicos que atuarão na segurança, 166 profissionais do ramo protegerão o local. Os seguranças serão distribuídos em três áreas e, à medida que o evento for acabando em uma, eles vão se redirecionando para as outras. Nada menos que 36 câmeras de vigilância também serão colocadas em pontos estratégicos, com o intuito de identificar suspeitos e facilitar a prisão em possíveis ocorrências.

A vigilância estará sendo feita em tempo real por 4 pessoas, sendo uma delas um PM. Além disso, o Dragão do Mar e entornos contarão com serviço extra de limpeza. Segundo o coordenador do Maloca, José Wilson, o valor total investido em segurança privada foi R$ 150 mil.

Nos espaços do evento, será proibida a venda de bebidas em recipientes de vidro pelos ambulantes e bares do entorno, com o objetivo de evitar acidentes devido à grande concentração de pessoas. Um posto médico também estará disponível, além do já disponibilizado pelo CBPM.

Ônibus

As 26 linhas que passam pelos locais do evento serão reforçadas, segundo a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). Entrarão em rota 36 carros reservas, sendo em média 10 veículos ao dia das 18h do dia 26 (quinta-feira), às 04hs do dia 29 (domingo). Na quinta e sexta-feira, estarão disponíveis 2.130 veículos das 26 linhas, no sábado 1.448 e no domingo 959. (Colaborou Ana Cajado)

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.