aquiraz

Instituto Myra Eliane capacita professores

O projeto Valores Humanos na Educação Infantil é uma parceria entre o Instituto Myra Eliane e o MPCE

Pátio lotado de professores formados pelo projeto Valores Humanos da Educação Infantil, do Instituto Myra Eliane ( Foto: JL Rosa )
01:00 · 25.05.2018

Um rápido diálogo entre o coordenador pedagógico do Instituto Myra Eliane, Carlos Sebastião Andriani, e o professor de Educação Infantil de Aquiraz, Epaminondas Castro, antes do início da solenidade, poderia ser traduzido em satisfação. O educador dos pequenos contava, com detalhes e brilho, como uma metodologia implantada em abril já tem resultados claros na aprendizagem e, sobretudo, no comportamento das crianças. O coordenador apenas ouvia, com alegria.

Os dois mestres, embora em etapas diferentes, são fundamentais no processo de formação dos futuros adultos por meio do projeto "Valores Humanos na Educação Infantil". A quinta-feira (24) foi um dia de confirmação da parceria entre a Prefeitura de Aquiraz e o Instituto, com o encerramento da formação dos professores que participaram do processo. Das 38 escolas do Município, 15 já estão com a metodologia sendo aplicada para 1.838 alunos, a partir do esforço de 187 professores.

Epaminondas foi um dos educadores preparados e já relatava o crescimento dos alunos. "A inquietação acabou. O processo evolutivo começou. Agora eles param para escutar. O projeto chegou para somar e traz o amor", disse a Carlos Sebastião Andriani. O coordenador pedagógico, por sua vez, afirmou que, a longo prazo, se tem um resultado importante na formação humana dessas crianças. "Todas as cidades e escolas precisam de um projeto como este, que vem para formar o caráter", comentou Andriani.

Práticas

O projeto introduz a meditação nas práticas escolares, com reflexos diretos na postura dos pequenos estudantes; o círculo do amor, a partir da vivência de canções; o acolhimento com amorosidade, no compartilhamento de abraços e afetos; e a presença da família na escola, quando uma turma leva pais ou responsáveis para passar um dia com a criança. Segundo a pedagoga Heleneuda Ferreira, uma das multiplicadoras do projeto, a iniciativa tem dado certo. "As famílias estão envolvidas. As crianças vão para casa e pedem para meditar com os pais. O que elas estão vivendo na escola, elas estão levando para casa", vibrou.

O presidente do Instituto Myra Eliane, Igor Queiroz Barroso, destacou os benefícios profundos manifestados em crianças, que fortalecem a formação familiar. "O coração e o espírito delas já estão sendo tocados por este movimento, que é importantíssimo. Traz valores humanos que pertencem ao nosso interior, que é o amor, a paz interior, a verdade espiritual, a ação correta e a não violência", disse.

O prefeito de Aquiraz, Edson Sá, agradeceu o acolhimento da cidade pelo projeto. "Acredito piamente e só tenho a louvar esta iniciativa, por tudo que se diz dos valores humanos, principalmente às políticas voltadas para crianças e adolescentes", finalizou Edson Sá.

Projeto

O projeto Valores Humanos na Educação Infantil é fruto de uma parceria entre o Instituto Myra Eliane e o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), com metodologia voltada para valores como amor, justiça, paz, verdade, ação correta e não violência. Em quatro cidades, o modelo já foi implantado: Caucaia, Eusébio, Horizonte e São Gonçalo do Amarante. Estão em processo de instalação em outros quatro municípios, a exemplo de Aquiraz. A próxima etapa é chegar ao Cariri cearense.

A iniciativa do Instituto Myra Eliane está se expandindo rapidamente: "assinaram o projeto de lei 12 municípios. Estamos trabalhando no momento em torno de 120 municípios. Este projeto deve ir para todo o País", comentou o coordenador pedagógico do Instituto, Carlos Sebastião Andriani.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.