Iniciada seleção para professor temporário - Cidade - Diário do Nordeste

ESTADO

Iniciada seleção para professor temporário

14.08.2006

Com uma abstenção de 5menos de 5% dos inscritos (inscreveram-se 13.822 candidatos), a Secretaria da Educação Básica do Estado (Seduc) realizou ontem, no Campus do Itaperi, a primeira fase da seleção pública de provas e títulos para contratação de professores por tempo determinado. O concurso objetiva a suprir carências temporárias do corpo docente efetivo da rede estadual de ensino.

As provas foram realizadas em Fortaleza (onde está o maior número de inscritos: 4.010) e nas cidades-sede das Credes: Iguatu, Icó, Crato, Juazeiro do Norte, Brejo Santo, Maracanaú, Itapipoca, Acaraú, Camocim, Tiangá, Sobral, Canindé, Baturité, Horizonte, Russas, Jaguaribe, Quixadá, Crateús, Senador Pompeu e Tauá.

A primeira fase constou de prova escrita de Habilidades e Conhecimentos, de caráter eliminatório, com questões de múltipla escolha, elaborada conforme a área/disciplina específica e modalidade de ensino para a qual o candidato se inscreveu.

A segunda etapa, com caráter apenas classificatório, consistirá de avaliação de títulos.

Segundo a diretora-executiva da Seduc, Arleida Queiroz, a seleção vai formar um banco de recursos humanos para professores temporários, que serão contratados quando houver afastamento de educadores efetivos (por motivo de saúde, cursos de pós-graduação, licença maternidade e aposentadoria). A última seleção realizada foi em 2004, com contratos que terminam esse mês.

Os aprovados e contratados nesta seleção terão a função de professor polivalente com 22 horas, e professor hora/aula 20 horas. A seleção destina-se também à contratação de educadores para implementação de projetos educacionais voltados para erradicação do analfabetismo, correção do fluxo escolar e qualificação da população cearense.

Para este novo concurso, Arlinda diz que, no momento, ainda não há um número preciso de professores que precisam ser contratados, mas ela adianta que as disciplinas mais carentes são: Matemática, Física, Química, Biologia, Inglês e Arte-educação. Enquanto Português, Geografia, História, Filosofia e Sociologia possui um banco de temporários maior que a demanda.

A secretária executiva lembra também que a Seduc está lotando as escolas com os professores nomeados por meio do concurso realizado em 2003, com validade até 2008. ‘‘São cerca de 300 professores efetivos que iniciaram o semestre’’, afirma.

De acordo com Fábio Perdigão, presidente da Comissão Executiva do Vestibular da Uece, até a próxima sexta-feira, 18, os candidatos terão à disposição o gabarito e em seguida, o resultado da seleção no site www.uece.br.


Comente essa matéria


Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999