Limpeza da praia

II Semana do Mar inicia nesta manhã

01:00 · 09.06.2018

Trazendo como tema o Lixo Marinho, acontece a partir de hoje, seguindo até terça-feira (12), no Iate Clube de Fortaleza, a 2ª edição da Semana do Mar. Na ocasião, assuntos como meio ambiente e saúde estarão reunidos.

A programação, com entrada gratuita, acontecerá nos quatro dias a partir das 8h30 até 18h, com ciclo de palestras, exposição de peças, oficina, entre outras atividades. Para abrir o evento, será realizada uma limpeza de praia na manhã de hoje, na Praia de Iracema. Além disso, 20 mergulhadores organizados pela operadora Mergulho Mar do Ceará irão retirar os resíduos submersos próximo à orla da Praia de Iracema.

De acordo com o ativista e educador ambiental Juacir Araújo, que realiza limpeza de praia há 6 anos em um projeto, a costa é um organismo vivo, e tirando o lixo dela estamos remediando o problema, mas precisamos efetivamente combatê-lo. "O combate real seria criar leis para fomentar a reciclagem, a coleta seletiva, o olhar diferenciado para os catadores, por que é onde vamos diminuir a continuidade de resíduos perdidos na praia", argumenta o educador.

Juacir afirma, ainda, que a poluição marinha afeta todos os aspectos sociais e econômicos, inclusive a cadeia alimentar. Dessa forma, o intuito da ação de limpeza na praia será sensibilizar a população. "Hoje muitas pesquisas apontam que o peixe que comemos já vem com plástico na sua musculatura devido a alimentação dele em um mar poluído", revela.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.