Violência sexual

Haverá sala especial para depoimento

00:00 · 15.05.2017

Ao longo do mês de maio, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, Fortaleza receberá uma série de ações voltadas para o alerta e a conscientização sobre a violência sexual infatojuvenil. A Funci promoverá blitze educativas e distribuição de materiais informativos em diversos bairros da Capital, dentre outras atividades. A maior ação, no entanto, ocorrerá no Dia D da mobilização (18), quando será inaugurada uma sala de depoimento especial para crianças e adolescentes que sofreram violência sexual no Fórum Clóvis Beviláqua. O espaço se destinará à escuta humanizada.

Leia mais:

.Subnotificada, violência sexual está em todas as classes

Para Tânia Gurgel, presidente da Funci, a criação do ambiente impedirá que agressor e vítima voltem a ter contato após a denúncia da violação. "Isso é algo novo para a gente. Várias capitais no País estão implantando e agora vamos fazer o mesmo. A vítima vai poder dizer tudo o que aconteceu sem se expor perante o agressor ou outras pessoas. Vai poder relatar as violações que sofreu de uma forma mais reservada. É um grande avanço", diz.

A delegada Ivana Timbó destaca, ainda, a importância do equipamento para a recuperação das vítimas, que terão menos dificuldade de relembrar a violência sofrida. "Vai evitar que a vítima seja revitimizada e tenha que revisitar o assunto. É muito negativo ter que reportar esse assunto inúmeras vezes", afirma.

Programação

15 - Intervenção Educativa na Rodoviária de Fortaleza e no Aeroporto Internacional Pinto Martins

16 - Ação educativa e cultural no Cuca da Barra do Ceará

17 - Blitz na Praça do Mercado do Joaquim Távora

18 - Inauguração da sala Depoimento Especial no Fórum Clóvis Beviláqua

19 - Ação educativa e cultural no Cuca do Jangurussu. Distribuição de material informativo no Shopping Benfica.

20 e 21 - Distribuição de material informativo no Shopping Benfica.

Programação completa no site www.fortaleza.ce.gov.br/noticias

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.