presente

Fundação Edson Queiroz entrega novo espaço de lazer

O "Passeio Edson Queiroz" atua como uma extensão da Unifor a ser visto e apreciado por moradores e visitantes

O "Passeio Edson Queiroz" foi inaugurado, ontem, em alusão à data de nascimento de Edson Queiroz; se estivesse vivo, ele faria 93 anos. Familiares do Chanceler Edson Queiroz posaram para foto no novo espaço, situado na Avenida Washington Soares, onde está a estátua do industrial ( Foto: Helene Santos )
01:00 · 13.04.2018

No aniversário da Cidade do Sol, que completa, hoje (13), 292 anos, são os fortalezenses e visitantes que recebem o presente da vez: um espaço novo e reurbanizado a fim de funcionar como a mais recente área de convívio do Município. O "Passeio Edson Queiroz" foi inaugurado na noite de ontem (12) em alusão à data na qual o industrial Edson Queiroz nasceu; se estivesse vivo, ele faria 93 anos.

No novo espaço, que fica na área central da Avenida Washington Soares - que coincidentemente completa 20 anos e revisita o passado ao ter no Passeio a sua gênese -, está a estátua do Chanceler Edson Queiroz, doada à família em 1983. Agora renovada, saltam aos olhos, em bronze, as letras conhecidas do empresário cearense: "se algum dia vocês forem surpreendidos pela injustiça ou pela ingratidão, não deixem de crer na vida, de engrandecê-la pela decência, de construí-la pelo trabalho".

O Passeio Edson Queiroz possui, atualmente, 12 mil m² e dispõe de uma ciclovia e uma estação do Sistema de Bicicletas Compartilhadas da Prefeitura de Fortaleza, o Bicicletar. Com a requalificação, fazem parte agora do espaço 6.388 mudas, sendo 66 árvores, 43 palmeiras e 6.279 arbustos, forrações e trepadeiras, além da recuperação do gramado.

Presente

De acordo com a presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz Rocha, o espaço se une à cidade como um presente, no momento em que Fortaleza completa 292 anos. "Trazer um jardim para o meio da Avenida Washington Soares é também uma afirmação da nossa história nesta região. Uma relação estabelecida desde 1973", externou a presidente.

Segundo Lenise Queiroz Rocha, a inauguração do Passeio faz parte das comemorações de 45 anos da Unifor, tornando o espaço uma extensão da Universidade e, consequentemente, do sonho do pai. "Havia poucos investimentos nesta parte da cidade e com sua visão futurista, meu pai, Edson, sonhou, idealizou e, enfim, materializou a Unifor. Esta universidade e este bairro, que hoje tem seu nome, acabou sendo um dos maiores corredores de crescimento da nossa cidade", pontuou.

A inauguração do Passeio contou com a apresentação da Big Band da Unifor e com a presença do Chanceler Edson Queiroz Neto, a vice-presidente da Fundação, Manuela Queiroz Bacelar, a reitora da Unifor, Fátima Veras, e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, além de outras autoridades. Conforme o gestor municipal, "são 45 anos de uma existência importantíssima para a cidade de Fortaleza, que é a Unifor, que tem permitido a formação de gente, o desenvolvimento de pesquisa e uma presença social muito sólida no seu entorno, principalmente na Comunidade do Dendê", disse.

De acordo com o prefeito, "é um ato de solidariedade com a cidade a entrega de um espaço público verde, com ciclovia, para que a cidade possa usufruir. É a Universidade se expandido para fora do seu campus e entregando gentilezas urbanas para Fortaleza", defendeu.

O "Passeio Edson Queiroz" tem projeto paisagístico de autoria do escritório Bruno Ary e Aziz Ary, sob supervisão do arquiteto da Unifor, Jivago Donizetti. O novo espaço conta com 16 bancos de concreto, jardins e cinco elementos escultóricos metálicos com quatro metros de altura, além de espelho d'água com nove metros de diâmetro. O espaço foi cedido pelo Departamento Estadual de Rodovias (DER) e agora será cuidado pela Fundação Edson Queiroz.

Celebração

As celebrações dos 45 anos da Unifor e da inauguração do Passeio, contudo, não se iniciaram no novo espaço entregue à cidade de Fortaleza. Ao pôr do sol, o altar Votivo da Unifor cedeu espaço à celebração de uma Missa de Ação de Graças, celebrada pelo padre Sales, do Santuário Nossa Senhora da Assunção, da Barra do Ceará.

A cerimônia foi embalada pelos cânticos religiosos entoados pela Camerata da Unifor em alusão aos 93 anos que seriam completados pelo Chanceler Edson Queiroz na, data de ontem.

Na homilia, o pároco saudou a missão empreendedora do Chanceler Edson Queiroz e da sua família, bem como agraciou a Universidade como sendo "um projeto de Deus".

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.