Fortaleza terá shows de Mart´nália e Raça Negra - Cidade - Diário do Nordeste

Carnaval

Fortaleza terá shows de Mart´nália e Raça Negra

26.02.2014

Image-0-Artigo-1554910-1
A cantora Mart´nália faz show no Aterrinho da Praia de Iracema na segunda-feira. Bairros da cidade também têm programação garantida para a folia

A Avenida Domingos Olímpio contará com desfiles de blocos e cordões, além de afoxés e maracatus

O Carnaval está chegando e para os que optarem por passar o feriadão na Capital cearense, o Ciclo Carnavalesco 2014 de Fortaleza conta com programação para todos os gostos e idades, iniciando na sexta-feira (28) e terminando na terça-feira (4). A realização é da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), com apoio do Governo do Estado e da Associação Cultural das Entidades Carnavalescas do Estado do Ceará (Acecce).

A festa tem início já na noite de sexta (28), com a apresentação do bloco Luxo da Aldeia e convidados no Aterrinho da Praia de Iracema, a partir das 22h. Na estrutura montada no local, também se apresentarão Pinduca e Felipe Cordeiro no sábado (1); a Banda Uó, no domingo (2); a cantora Mart´ nália, na segunda-feira (3); e a banda Raça Negra, finalizando a programação na terça-feira (4).

Na Avenida Domingos Olímpio, haverá os tradicionais desfiles de blocos e cordões, afoxés, maracatus e escolas de samba nos dias 02 e 03 de março, a partir das 16h, e no dia 04 a partir das 17 h.

Nos bairros, a folia também está garantida. Na Praça do Conjunto Polar, na Barra do Ceará, o bloco Palhaços de Rua garante a animação na sexta-feira a partir das 17h30. No mesmo dia, no Riacho Doce, a Escola de Samba Corte do Samba faz ensaio aberto, assim como a Império Ideal, na cidade 2000.

Já no sábado, o bloco A Turma do Mamão faz ensaio aberto no Moura Brasil, às 18h, e no domingo e segunda, o Maracatu Kizomba faz ensaio aberto no Jangurussu, às 16h.

Tem programação, também, voltada para as crianças. A Secultfor realizará um bailinho infantil com a banda Só Alegria, no Mercado dos Pinhões, no sábado e na segunda-feira, das 17h às 18h30; e no Passeio Público no domingo e na terça-feira, das 9h30 às 11 h.

Estoril

A programação no Estoril contará com a exposição "Maracatus no Ceará: Festa, Ritual e Memória", em que o visitante fará o percurso do maracatu no Brasil e suas variações no Ceará. Os 13 maracatus em atividade em Fortaleza serão representados. A exposição será de 16h às 21h.

O Ciclo Carnavalesco de Fortaleza contará com um efetivo policial de 200 militares, 30 bombeiros, 20 guardas municipais, além de 112 agentes da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) e 560 seguranças de empresas privadas.

Também farão parte do efetivo dez agentes da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), 34 agentes da Secretaria Executiva Regional IV (SER IV), 150 da SER II, 50 paramédicos do Samu, 22 agentes de vigilância sanitária, entre outros.

A Etufor reforçou a frota de ônibus em dez veículos para atender os dois principais polos de carnaval de Fortaleza: a praia de Iracema e a Avenida Domingos Olímpio. Haverá reforço, também, nas linhas que seguem para as praias e para o evento Renascer. Serão 24 veículos extras no domingo, 13 veículos na segunda e 16 na terça.

Horário de órgãos e lojas sofrem alteração

Os fortalezenses devem ficar atentos aos horários de funcionamento dos serviços e órgãos durante o feriado de Carnaval, pois muitos terão alteração. As agências bancárias, por exemplo, finalizarão o expediente nesta sexta (28) e retomarão os serviços apenas na quarta (5) a partir de 12h.

As agências dos Correios permanecerão fechadas durante o sábado, domingo, segunda e terça, com exceção da agência do Aeroporto Internacional Pinto Martins, que abre no fim de semana. O serviço nas demais agências também será restabelecido na quarta (5) ao meio-dia.

Conforme o Sindicato dos Revendedores de Combustíveis do Ceará (Sindipostos), a abertura dos postos é facultativa no domingo e terça. Já as lojas de rua e dos shoppings abrem normalmente no sábado, mas fecham no domingo, segunda e terça. A reabertura acontecerá na quarta a partir de meio-dia.

Os postos de saúde ficarão fechados durante o feriado, retomando as atividades na quarta. De acordo com a Secretaria de Saúde de Fortaleza, quem precisar de atendimento médico deve procurar os hospitais da Capital.

Saiba Mais

Comente essa matéria


Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999