Fortaleza terá 700 locais para vacinação - Cidade - Diário do Nordeste

POLIOMIELITE

Fortaleza terá 700 locais para vacinação

17.06.2011

A meta é imunizar, contra a poliomielite, 95% das 177 mil crianças menores do que cinco anos. As pessoas com até 24 anos podem se proteger contra hepatite B
A meta é imunizar, contra a poliomielite, 95% das 177 mil crianças menores do que cinco anos. As pessoas com até 24 anos podem se proteger contra hepatite B
FOTO: THIAGO GASPAR (11/09/2009)
A vacina contra a gripe também será oferecida. A imunização foi ampliada para pessoas acima de nove anos

O dia de mobilização da primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite de 2011 começa amanhã, atendendo todas as crianças menores de cinco anos que devem tomar as duas gotinhas para prevenir a paralisia infantil. Em Fortaleza, serão cerca de 700 locais atendendo a população.

Na Capital, as crianças também poderão ser imunizadas contra o sarampo, hepatite B e contra a gripe. As pessoas devem se deslocar aos locais de vacinação das 8h às 17h. A meta é imunizar, contra a poliomielite, 95% das 177 mil crianças menores do que cinco anos.

"A vacinação é a melhor maneira de prevenir as doenças. Com essas campanhas, conseguimos erradicar a poliomielite, por isso temos que continuar vacinando para evitar a volta", afirmou a coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Vanessa Soldatelli.

É importante que os pais ou responsáveis levem a carteira de vacinação das crianças, para atualização das doses. O dia de mobilização da segunda etapa será em 13 de agosto. O último caso de poliomielite no Brasil foi registrado em 1989, na Paraíba.

A vacina contra a gripe continua sendo oferecida em Fortaleza para pessoas acima dos 60 anos, crianças com mais de seis meses e menos de dois anos, gestantes e profissionais de saúde. Os pequenos devem receber a segunda dose da vacina para que seja garantida a imunidade contra a doença.

Além desses grupos, a vacinação foi ampliada na Capital para qualquer pessoa acima de nove anos de idade.

Sarampo

No Ceará, todas as crianças entre um e sete anos devem se vacinar contra o sarampo, amanhã, mesmo que já tenham recebido a vacina antes. A meta é imunizar também 95% da população alvo, que em Fortaleza é de 208.938 crianças.

A vacinação se estenderá até o dia 22 de julho. A campanha de vacinação contra o sarampo no Brasil estava prevista para ter início no dia 13 de agosto, mas um surto de sarampo na Europa fez com que a ação fosse antecipada em estados com maior fluxo turístico.

Hepatite B

Amanhã será também a oportunidade para pessoas com até 24 anos de idade se protegerem da hepatite B. Quem recebeu a primeira dose da vacina, no dia 30 de abril, poderá tomar a segunda nesse sábado. E quem ainda não se vacinou pode dar início agora ao esquema, que compreende três doses.

Contra a paralisia infantil, a meta da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) é vacinar no Estado 656.647 crianças com menos de 5 anos. Com sucessivas campanhas de vacinação, desde 1999 o Ceará não registra nenhum caso de paralisia.

Para a campanha de vacinação no Ceará o Ministério da Saúde destinou 1.038.350 doses de vacina Sabin e 949.630 doses de tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba).

Comente essa matéria


Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999