no brasil

Fortaleza tem a 3ª melhor conexão de Wi-fi público

01:00 · 20.06.2018

Fortaleza e Região Metropolitana deram mais um passo em direção ao status de "cidade inteligente". A Capital e seu entorno ocupam o terceiro lugar no ranking de áreas metropolitanas com as melhores conexões de Wi-fi públicas do País, com 38.22% do total de redes disponíveis na região com maior probabilidade de conexão pelo usuário. A avaliação veio do levantamento realizado pelo aplicativo Instabridge, a maior comunidade de compartilhamento de internet pública no mundo. À frente estão Recife e Campinas, respectivamente, em primeiro e segundo lugar.

A análise levou em consideração um milhão de pontos de internet móvel públicos disponíveis para acesso e utilização dos seus 11,5 milhões de usuários somente no Brasil. "A gente conseguiu detectar essas áreas de acordo com alguns requisitos, como velocidade de internet e probabilidade de conexão. Então fizemos um cruzamento de algoritmos que indicou a maior chance de uma pessoa se conectar à rede móvel em cada Região Metropolitana", detalha Marina Telecki, assessora de comunicação da Instabridge. Segundo ela, apesar de terem um número muito grande de pontos cadastrados, cidades como Rio de Janeiro e São Paulo têm baixa probabilidade de conexão, e por isso acabam descendo no ranking.

Ao todo, o Ceará conta com 48.378 pontos de Wi-fi cadastrados no aplicativo. São Paulo (245 mil), Rio de Janeiro (105 mil), Minas Gerais (95 mil), Bahia (80 mil) e Paraná (60 mil) representam os cinco Estados com o maior número cadastros.

Conexões

Fortaleza possui 67 pontos de Internet pública disponibilizados pela Prefeitura através da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação (Citinova), todos espalhados entre 26 locais como praças, terminais, mercados, Cucas e areninhas.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.