Fortaleza é a 5ª capital mais populosa do Brasil - Cidade - Diário do Nordeste

DADOS PRELIMINARES

Fortaleza é a 5ª capital mais populosa do Brasil

05.11.2010

Informação é do IBGE, que ainda contabiliza dados coletados durante o Censo 2010. Resultado final sai no dia 29

Fortaleza. parece pequena para tanta gente: tem 2.315.116 habitantes, de acordo com o levantamento parcial do Censo 2010, divulgado, ontem de manhã, no Diário Oficial. O número coloca a cidade como a segunda maior do Nordeste - com crescimento, de 2000 a 2010, de 8,11% - e a 5ª mais populosa do Brasil.

Há dez anos, a Capital tinha 2.141.402 moradores e, hoje, tem 173.714 a mais. "Eu sinto que Fortaleza cresceu quando estou no trânsito e vejo o grande engarrafamento e quando percebo a multidão de pessoas nos shoppings. Mesmo lotada, não quero nunca abandoná-la", diz a estudante Mariana Lobo, 23.

O Estado do Ceará tem, agora, 8.180.087 pessoas e, o Brasil, 185.712.713, tendo como data de referência o levantamento de 1º de agosto de 2010. A Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) ultrapassou os 3 milhões de moradores, chegando a 3.398.355 habitantes nos 15 municípios. As informações definitivas da contagem serão divulgadas no dia 29 deste mês.

O técnico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Nilo Sérgio Albuquerque de Castro, comenta que esses dados ainda são preliminares, pois os recenseadores ainda continuam em campo para tentar contabilizar moradores de domicílios que foram considerados fechados durante o levantamento.

"Os técnicos do IBGE visitaram 67.275.459 domicílios, em 5.565 municípios brasileiros, dos 26 Estados e do Distrito Federal. Temos os resultados quase finais, próximos do 100%. Estamos oficializando os números para que as prefeituras possam questionar caso achem que o dado é irrazoável", afirmou Nilo Sérgio.

Inchaço

O IBGE estabeleceu prazo até dia 24 de novembro para que os interessados apresentem reclamações. Para a professora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e pesquisadora do Observatório das Cidades, Clélia Lustosa, esse crescimento já era esperado e revela que Fortaleza possui "pontos" atrativos de aglomeração com a grande oferta de serviços, comércio e lazer.

Entretanto, o inchaço da população potencializa, conforme explica, problemas como a dificuldade de mobilidade urbana, a poluição, o déficit habitacional, os danos ambientais e diversos outros que terão que ser enfrentados. "Esses dados do Censo podem ajudar a aprimorar políticas públicas e antecipar ações, principalmente, de descentralização. Crescimento populacional não deve significar aumento da miséria", frisa a professora.

Segundo ela, o crescimento de 8,1% da população com relação a pesquisa de 2000 não foi tão alto assim, ficando abaixo da média, conforme dados de crescimento intercensitário. "O aumento, entre os anos de 1991 e 2000, foi de 20%, bem maior que o atual. Se deve aos atrativos que outras cidades do interior também têm e a migração para demais municípios da Região Metropolitana de Fortaleza", finaliza Clélia Lustosa.

Os questionários do Censo abordaram temas como acesso a iluminação, abastecimento de água, saneamento, escolaridade dos moradores do domicílio, idade, trabalho e rendimento, enfim, itens fundamentais para identificar quantos e quem somos e como vivemos.

Números

De acordo com o IBGE, a população do Brasil cresceu, entre um censo e outro, 9,37%. Em 2009, a estimativa era de que a população brasileira fosse de 191.480.630 de habitantes. Em termos populacionais os 10 municípios brasileiros mais populosos são: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Brasília, Fortaleza, Belo Horizonte, Manaus, Curitiba, Recife e Porto Alegre, segundo o Censo 2010. Os valores de cada município podem ser acessados através do endereço www.in.gov.br.

Os moradores que não foram recenseados também podem acessar a página do IBGE e preencher um cadastro. Para agendar a entrevista, a população tem até o próximo dia 24 ligar gratuitamente para 0800-7218181 ou no acessar o link http://www.censo2010.ibge.gov.br/cadastro_nao_recenseado.php e preencher o cadastro.

População
Quantos somos?

"Já temos muita gente em Fortaleza. A tendência é crescer mais a cada ano. A lotação no ônibus mostra isso"

Francisco José da Silva
38 anos
Ambulante

"O Censo não passou na minha casa ainda. Eu acho que nem dá tempo de ir em todos os domicílios, é muita gente junta"

Joaquim Alves
41 anos
Comerciante

"A cidade não pode crescer sem planejamento e estrutura. Não temos qualidade de vida sem políticas públicas"

Priscila Foks
23 anos
Estudante

IVNA GIRÃO
ESPECIAL PARA CIDADE

Comente essa matéria


Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999