Arraiá

'Fortaleza Cidade Junina' começa neste fim de semana

Serão promovidas festas juninas em locais históricos e apoiadas apresentações em outras áreas da Cidade

01:00 · 23.06.2018 por João Lima Neto - Repórter
Image-0-Artigo-2417766-1
A Secultfor leva grupos musicais e quadrilhas aos mercados dos Pinhões e da Aerolândia, e ao Passeio Público; e apoia outros festivais ( Foto: Kléber A. Gonçalves )

Equipamentos públicos históricos de Fortaleza recebem programação junina neste fim de semana. A Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), com a programação do "Fortaleza Cidade Junina" realiza apresentações de grupos musicais e quadrilhas juninas no Mercado dos Pinhões, no Mercado da Aerolândia e no Passeio Público. A Secretaria ainda apoia festivais, via edital público, espalhados pelas sete regionais da Capital, durante os meses de junho e julho.

Foram contemplados 71 projetos no Edital de Festejos Juninos 2018, da Secultfor, sendo 35 de Grupos de Quadrilha Junina Adulta, 15 de Grupos de Quadrilha Junina Infantil e 21 de Festivais Juninos. Cada projeto recebeu o equivalente a R$ 15 mil.

Durante os meses de junho e julho, toda a cidade de Fortaleza segue em festa. As programações contempladas ocorrem nos bairros Conjunto Ceará, Curió, Vila Velha, Antônio Bezerra, Cidade 2000, Demócrito Rocha, Parangaba, Lagoa Redonda, Jardim das Oliveiras, Dionísio Torres, Pan Americano, Pirambu, José Walter, Bonsucesso, Pici, Centro e Messejana.

Segundo Graça Martins, gerente da Célula de Patrimônio Imaterial da Secultfor, as sete regionais estão com ações de São João. "Estivemos com equipes de parceiras analisando cada quadrilha. Nosso objetivo é movimentar os equipamentos públicos e levar o verdadeiro valor do São João por meio da música", diz a gestora. Segundo ela, os locais que vão receber os eventos estão tendo apoio da Polícia Militar e Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC). Ainda segundo Graça, as bibliotecas públicas também estão com cronograma de atividades.

Preparação

No bairro Jardim América, a moradora Sandriny Oliveira aguarda anualmente os festejos. Em 2018, os quadrilheiros chegam ao XI Festival de Quadrilhas Juninas. Os moradores se unem no período para decorar e preparar as ruas e a Praça do bairro com bandeirinhas, além dos tradicionais pratos típicos. O quadrilheiro Paulo Rodrigues, 38, acompanha a preparação e apresentações no bairro desde os 20 anos. "É um momento que todos param as atividades pela noite para dançar e festejar juntos. Por mim tinha evento todo mês".

Conforme a Secultfor, aos sábados, o Mercado da Aerolândia apresenta o melhor do forró pé de serra para o equipamento cultural. A criançada não fica de fora. Aos domingos, o Passeio Público de Fortaleza recebe várias atrações especiais, com contação de história e apresentação de quadrilhas infantis. Neste fim de semana, Grupo Recontar e Quadrilha Junina Infantil Flor de Menina realiza encontro com os pequenos.

O presidente da União Junina Cearense, Paulo Sérgio Lopes de Sousa, declara que, neste ano, houve uma melhoria na preparação das quadrilhas, devido ao retorno dos recursos que tinham sido reduzidos. "Os eventos já vêm acontecendo desde o início de junho. É uma forma de fomentar o movimento junino com ajuda de custo. Dão um valor para os quadrilheiros viabilizarem a estrutura. No ano passado, houve uma redução dos valores, embora tenha acontecido. Em 2018, está sendo bem melhor. Conseguimos voltar ao valor de R$ 15 mil, como era em 2016".

PROGRAMAÇÃO SÃO JOÃO

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.