Animação

Festa junina anima o Abrigo de Idosos

O objetivo da festa, que aconteceu na tarde de ontem, é proporcionar um momento de lazer e descontração para os moradores do Lar ( FOTO: KID JÚNIOR )
01:00 · 07.06.2018

Canjica, paçoca, bolo de milho e muito forró marcaram a 6ª edição do Arraiá do Gonzagão no Abrigo dos Idosos localizado no bairro São Gerardo. Sob coordenação da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), o objetivo da festa, que aconteceu na tarde de ontem, é proporcionar um momento de lazer e descontração para os moradores do Lar.

Renata Almeida, diretora do Abrigo, conta que os idosos recebem poucas visitas, devido ao abandono e vulnerabilidade social. "O São João alegra, a rotina deles é interna, bem dentro da casa, mas ainda assim eles se divertem bastante", afirma. Na ocasião, visitantes, parceiros e doadores se fizeram presentes.

A casa, que tem capacidade para 80 pessoas, hoje conta com 76, sendo 36 homens e 40 mulheres. Um deles é o seu Antônio Ribeiro, de 69 anos e residente do lar há nove. Um dos poucos que ainda estão lúcidos, "seu Ribeiro", como é popularmente chamado, conta com orgulho que é natural de Canindé. Segundo ele, o abrigo é "muito bom", e o faz relembrar dos tempos em que morava em sua cidade natal. "Me lembro quando estava com meus familiares, brincávamos muito São João no Interior, lá tinha fogueira, carne assada e muita bebida", conta ele.

Para Marília Ribeiro, professora de enfermagem que acompanha a turma de alunos para prestar serviços ao Lar, é perceptível a importância do momento. "Eles hoje foram se arrumar, estavam comentando que ia ter São João, todas queriam se maquiar, colocar uma roupa diferente, que é fora do cotidiano deles", explica a professora. Segundo ela, um idoso que nunca saía do quarto resolveu descer para aproveitar a festa e convivência. "A festa hoje fez um diferencial", revela Marília.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.