fim de semana

Festa de ritmos e cores invade vários bairros de Fortaleza

O evento ofereceu opção para todas as idades e contou com o respaldo da PM, AMC e outros órgãos públicos

no Iguatemi, o Bloquinho Charmoso levantou a poeira com a energia da cantora Preta Gil ( Fotos: Yago Albuquerque / Saulo Roberto / JL Rosa )
00:00 · 15.01.2018

Com festa em vários pontos da Cidade - oito, levando em consideração apenas o Pré-Carnaval da Prefeitura de Fortaleza -, quem mora aqui e também quem passa férias na Capital conseguiu sentir que o Carnaval se aproxima a passos cada vez mais rápidos. Em um primeiro sábado de policiamento reforçado nos polos carnavalescos que fazem parte da programação do Ciclo Carnavalesco oficial, não faltaram animação, marchinhas tradicionais, muito batuque e boa expectativa de que tudo corra bem nos fins de semana seguintes.

No sábado (13), no Aterro da Praia de Iracema, antes mesmo das 16h, já era possível visualizar integrantes do Bloco Unidos da Cachorra concentrados em frente ao Iate Clube. O bloco, que escolheu o Circo como tema do Carnaval deste ano, foi o primeiro a sair pela Avenida Historiador Raimundo Girão com destino ao palco instalado no Aterrinho, onde chegou às 19 horas arrastando foliões de todas as idades. Também marcaram o primeiro sábado de Pré-Carnaval do Aterro da Praia de Iracema os blocos Baqueta, Camaleões do Vila e Bonde Batuque, além do desfile do Afoxé Oxum Odolá.

Rosinha Freire, da diretoria executiva do Bloco Unidos da Cachorra, disse que a escolha do tema surgiu em meio a um cenário "desesperançoso e decepcionado em vários âmbitos, político, econômico, enfim, e aí a gente quis trazer para a avenida algo alegre, lúdico e que arrancasse o sorriso de todos". O bloco conta, atualmente, com cerca de 180 ritmistas, conforme Rosinha.

Pela primeira vez no Pré-Carnaval de Fortaleza, a estudante Janaína Oliveira acompanhou o som do Unidos da Cachorra e pretende visitar outros polos carnavalescos, isso porque, apesar do medo de confusões, assaltos ou furtos, se sentiu bem.

"Observamos que tem muita gente que vem pra cá bem tranquila para aproveitar", disse, ressaltando, entretanto, que não enfrentou dificuldades no percurso até a Praia de Iracema. "Foi bem tranquilo para estacionar aqui. Chegamos bem cedo", destacou a estudante.

Apenas na Praia de Iracema, segundo a Polícia Militar, 165 policiais foram escalados para fazer a segurança do local e entorno. Além do policiamento reforçado, agentes de trânsito controlavam o tráfego, que precisou receber alguns desvios para dar passagem aos blocos.

A poucos metros do palco do Aterrinho da Praia de Iracema, o DJ Fabinho Vieira, Silvério Pereira e a Mulher Barbada empolgavam o público com o Bloco das Travestidas, no estreante Largo Luís Assunção, um dos novos polos do Pré-Carnaval de Fortaleza. Às 19 horas, o Bloco animou o público e logo trouxe uma multidão para dançar próximo ao palco do Largo ao som de sucessos de várias épocas.

Trânsito

No Mercado dos Pinhões, o trânsito difícil por volta das 19 no entorno não desanimou os foliões, que curtiram o primeiro sábado de Pré-Carnaval ao som da Banda Casa Maré e do DJ Tomé. Para a fisioterapeuta Daniele Brandão, o clima no local também era de tranquilidade e segurança. "Até o momento, não vi nenhuma briga", disse, acrescentando que não enfrentou dificuldade para chegar ao local. Ainda de acordo com a Polícia Militar, 20 homens fizeram o policiamento do evento.

Outros pontos

O sábado também foi de festa no Polo de Lazer Sargento Hermínio, no bairro São Gerardo. Lá, músicas que já foram sucesso nas vozes das grandes personalidades do axé foram executadas pela Banda Integração, formada por membros da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF).

Já no Shopping Iguatemi, o Bloquinho Charmoso levantou muita poeira com a energia de Preta Gil, comandando a festa. Impossível ficar parado com a alegria do público que lotou o espaço e cantou junto com Preta sucessos de várias épocas.

As famílias do Bairro Benfica se reuniram para o tradicional Cachorra Magra, no cruzamento das ruas Marechal Deodoro e Joaquim Magalhães. Pessoas de todas as faixas etárias se esbaldaram com a música popular, com direito até a Boneco Gigante e frevo, como na cidade de Olinda, em Pernambuco.

As marchinhas clássicas de muitos carnavais passados fizeram todo mundo dançar na Praça do Ferreira, no Centro. O Bloco Concentra Mais Não Sai transformou o espaço e mostrou todo o potencial carnavalesco que Fortaleza tem a oferecer.

Bailes infantis

Folia e muita animação marcaram os bailes infantis do primeiro fim de semana oficial do Pré-Carnaval de Fortaleza, na manhã deste domingo (14). Um dos mais tradicionais da Capital, o bloco Sivozinha, na Casa José de Alencar, em Messejana, reuniu centenas de famílias com direito a shows musicais, contação de histórias e muito mais.

A funcionária pública Maria Geuza aproveitou a intensa programação do bloco Sivozinha para levar seu neto ao evento. Ela conta que vai tentar comparecer nos próximos domingos. "É uma festa muito alegre e divertida. A gente vem com a família toda para curtir um pouquinho desse clima de Carnaval", afirma.

Outro ponto da cidade de grande movimentação foi o Passeio Público, no Centro de Fortaleza, que teve uma programação recheada, com direito a apresentação de bandas de marchinhas e brincadeiras. Os dois bailes infantis seguem, nos próximos domingos, até o fim do Ciclo Carnavalesco, sempre a partir das 9h.

Flagrantes

Animação geral

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.